Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Blinken na China na próxima semana advertido contra provocações a Taiwan

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, desloca-se de 24 a 26 de abril à China, onde tenciona expressar a sua preocupação com o apoio de Pequim à indústria de defesa russa, indicou hoje um responsável norte-americano.

Blinken na China na próxima semana advertido contra provocações a Taiwan
Notícias ao Minuto

20:10 - 20/04/24 por Lusa

Mundo EUA/China

A visita de Blinken será a segunda em menos de um ano, refletindo uma estabilização das relações entre as duas maiores economias do mundo.

Sobre a ajuda de Pequim à Rússia, o responsável norte-americano, que solicitou o anonimato, afirmou: "Iremos expor as nossas preocupações à China e esperamos que ela reduza o seu apoio".

Blinken instará igualmente as autoridades chinesas a evitar medidas "provocatórias" na posse do Presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te, em maio, segundo o mesmo responsável.

"Esperamos, especialmente neste momento delicado que antecede a tomada de posse, a 20 de maio, que todos os países contribuam para a paz e a estabilidade, evitem ações provocatórias que possam aumentar as tensões e usem de contenção", disse o responsável à imprensa.

Hoje, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou um diploma para fazer frente à China no plano militar, investindo em submarinos, e ajudar Taiwan.

Este pacote de cerca de oito mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros) terá agora de ser aprovado pelo Senado (a câmara alta do Congresso norte-americano), onde uma primeira votação poderá realizar-se já na próxima terça-feira.

Leia Também: Blinken e Kuleba reforçam urgência de desbloquear ajuda a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório