Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Taiwan deteta duas dezenas de caças chineses perto da ilha

As autoridades de Taiwan detetaram duas dezenas de aviões militares chineses nas imediações da ilha desde as 08:15 locais de hoje (01:15 em Lisboa), anunciou o Ministério da Defesa taiwanês.

Taiwan deteta duas dezenas de caças chineses perto da ilha
Notícias ao Minuto

08:27 - 20/04/24 por Lusa

Mundo Taiwan

"Dezassete aviões [de um total de 21] atravessaram a linha mediana" do Estreito de Taiwan, declarou o ministério em comunicado, referindo-se a uma demarcação não oficial entre a China e Taiwan que Pequim não reconhece.

As forças armadas taiwanesas estão "a observar estas atividades utilizando sistemas de vigilância e mobilizaram os meios adequados para reagir em conformidade", acrescentou o ministério, citado pela agência francesa AFP.

Taiwan é uma ilha autónoma desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949, que Pequim reivindica como parte da República Popular da China e que pretende conquistar um dia, se necessário pela força.

O recrudescimento das incursões de aviões chineses faz parte daquilo a que os especialistas chamam a estratégia da "zona cinzenta", ou seja, ações de intimidação que não chegam a ser atos de guerra.

Estas ações intensificaram-se desde a eleição, em 2016, da Presidente Tsai Ing-wen, que considera que Taiwan é de facto "já independente", uma linha vermelha para Pequim.

Tsai deverá entregar o cargo em 20 de maio ao atual vice-presidente, Lai Ching-te, membro do Partido Democrático Progressista (PDP), tal como a atual Presidente.

Vencedor das eleições presidenciais de 13 de janeiro, Lai é também a favor de uma posição de firmeza em relação a Pequim.

A questão de Taiwan é um dos principais pontos de fricção entre a China e os Estados Unidos, que são o principal fornecedor de armas a Taipé e se comprometeram a defender a ilha em caso de conflito.

A Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano, de maioria republicana, tem na agenda de hoje uma votação que poderá ditar o fim do bloqueio de fundos para Taiwan, Ucrânia e Israel.

Leia Também: Deputados de Taiwan deslocam-se à China para atenuar tensões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório