Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Alegações iniciais de julgamento de Trump começam na segunda-feira

As alegações iniciais no processo de Donald Trump sobre uso de fundos de campanha para abafar casos extra conjugais, deverão começar na próxima semana, após a constituição sexta-feira de um júri de 12 pessoas e seis suplentes.

Alegações iniciais de julgamento de Trump começam na segunda-feira
Notícias ao Minuto

06:34 - 20/04/24 por Lusa

Mundo Trump

A constituição do júri prepara o terreno para semanas de testemunhos num processo que acusa Trump de falsificar registos comerciais para suprimir histórias sobre a sua vida sexual que surgiram nos últimos dias das eleições de 2016.

Uma tentativa falhada de última hora no tribunal de recurso pelos advogados do antigo Presidente para suspender o julgamento, bem como uma audiência para decidir se os procuradores seriam autorizados a interrogar Trump sobre as suas recentes perdas no tribunal civil, encerraram os procedimentos de hoje.

O juiz Juan M. Merchan disse que iria reservar o seu julgamento sobre este último caso e que iria emitir uma decisão nos próximos dias.

Pouco depois de o júri ter sido hoje constituído, as equipas de emergência responderam a uma situação de emergência do outro lado da rua do tribunal, onde uma pessoa estava a arder.

O homem foi levado para um hospital onde se encontrava em estado crítico na unidade de queimados, anunciou a polícia numa conferência de imprensa.

O caso do uso de fundos de campanha para abafar casos extra conjugais é a primeira das quatro acusações de Trump a chegar a julgamento e é o primeiro julgamento criminal contra um Presidente norte-americano.

No centro das alegações está um pagamento de 130 mil (120 mil euros) à atriz pornográfica Stormy Daniels por Michael Cohen, antigo advogado e "solucionador" de problemas pessoais de Trump, para evitar que se tornassem públicas alegações de um encontro sexual extra conjugal.

Os procuradores dizem que Trump ocultou a verdadeira natureza de tais pagamentos em documentos internos da empresa.

Trump disse que nenhum dos alegados encontros sexuais ocorreu

Leia Também: Imolou-se à porta do julgamento de Trump por "conspiração". O que se sabe

e declarou-se inocente de 34 acusações de falsificação de registos comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório