Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Irão admite "rever a sua doutrina nuclear" perante ameaça israelita

O Irão anunciou hoje que poderá rever a sua doutrina nuclear -- que até agora dita o uso exclusivamente civil desta forma de energia -- se Israel continuar a ameaçar um ataque às suas instalações nucleares.

Irão admite "rever a sua doutrina nuclear" perante ameaça israelita
Notícias ao Minuto

14:21 - 18/04/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O aviso partiu da Guarda Revolucionária Iraniana no meio da escalada entre os dois países, após um ataque, no fim de semana, do Irão contra Israel, como retaliação por um ataque contra os serviços consulares iranianos na Síria em 01 de abril.

"Se o falso regime sionista quiser usar a ameaça de ataques contra os nossos centros nucleares como um método para pressionar o Irão, o Irão admite rever a sua doutrina nuclear e deixar para trás as considerações anteriores", disse o general Ahmad Haghtalab, comandante da Guarda Revolucionária e responsável pela segurança das instalações atómicas iranianas.

Israel afirmou na quarta-feira que se reserva "o direito de se proteger" do Irão, na sequência do ataque de Teerão ao seu território com 'drones' e mísseis, no sábado à noite.

Teerão justificou o ataque com uma medida de autodefesa, argumentando que a ação militar foi uma resposta "à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco (Síria), marcada pela morte de sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

Leia Também: Irão garante aos EUA não querer um aumento das tensões com Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório