Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

UE envia cinco voos de ajuda humanitária para o Haiti em 2.ª ponte aérea

A União Europeia (UE) fez já chegar cinco voos com ajuda humanitária ao Haiti, numa segunda ponte aérea lançada na sequência da recente escalada de violência entre gangues em Port-au-Prince, foi hoje divulgado.

UE envia cinco voos de ajuda humanitária para o Haiti em 2.ª ponte aérea
Notícias ao Minuto

13:06 - 18/04/24 por Lusa

Mundo União Europeia

Num comunicado, a Comissão Europeia informou que os cinco voos chegaram a Cap Haitien, no norte do território haitiano, porque o aeroporto da capital do país caribenho está encerrado desde o início de março.

Os aviões, provenientes do Panamá, transportaram quase 62 toneladas de medicamentos, equipamento para abrigos de emergência, água e saneamento, das quais 24 toneladas foram provenientes das reservas da UE, nomeadamente cobertores, estojos de higiene e utensílios de cozinha, segundo o executivo comunitário.

A escalada de violência entre gangues tornou ainda mais crítica a situação humanitária no Haiti e a UE lançou uma nova ponte aérea para fazer chegar bens de primeira necessidade.

Desde o assassinato do Presidente Jovenel Moise em julho de 2021, os gangues no Haiti tornaram-se mais poderosos e violentos.

Em dezembro passado, a ONU estimou que os grupos armados organizados controlavam 60% da capital do país, mas a maioria das pessoas nas ruas de Port-au-Prince diz que esse número está próximo dos 100%.

A par da violência, o país, o mais pobre do hemisfério ocidental, também atravessa uma crise política.

Nos últimos tempos, o país foi também afetado por chuvas torrenciais, um sismo e um surto de cólera.

O conjunto de crises que afetam o Haiti fez com que 1,4 milhões de pessoas estivessem "a um passo da fome", segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM), que alertou para o esgotamento dos seus abastecimentos devido à falta de acesso e à insegurança.

Leia Também: Letta exorta líderes a "não perderem tempo" para fortalecer mercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório