Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

"Perdoo". Bispo atacado em "ato terrorista" em Sydney quebra silêncio

Ataque ocorreu durante um sermão transmitido em direto pela Internet a partir de uma igreja assíria.

"Perdoo". Bispo atacado em "ato terrorista" em Sydney quebra silêncio
Notícias ao Minuto

08:26 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Sydney

O bispo da igreja assíria que foi esfaqueado durante um serviço religioso, na última segunda-feira, em Sydney, afirmou, esta quinta-feira, que perdoou o atacante e que está a "recuperar bem".

De notar que o ataque, que causou ferimentos, sem risco de vida, em outras três pessoas, foi considerado um "ato terrorista". 

"Estou bem, a recuperar muito rapidamente... não há motivo para preocupação", disse o bispo ortodoxo assírio Mar Mari Emmanuel, numa mensagem áudio publicada nas redes sociais, citada pela Reuters.

"Perdoo a quem quer que tenha cometido este ato ... Rezarei sempre por vós e quem vos enviou para fazer isto, também lhes perdoo", acrescentou, naquelas que foram as suas primeiras palavras sobre o ataque.

Recorde-se que o bispo é bastante popular nas redes sociais, nomeadamente no TikTok. De notar, inclusivamente, que o ataque ao bispo acabou por ficar gravado, uma vez que a cerimónia onde tudo aconteceu estava a ser transmitida em direto, na Internet. 

O pastor ficou conhecido pela imprensa durante a pandemia após partilhar opiniões controversas sobre as vacinas contra a Covid-19, mas também era conhecido por criticar a homossexualidade e o Islão nos seus sermões.

O ataque ocorreu por volta das 19h00 locais (08h00 em Lisboa) de segunda-feira na Igreja Assíria do Bom Pastor, no distrito de Wakeley, e gerou fúria entre os fiéis da paróquia, disse Andrew Holland, um alto oficial da polícia estadual de Nova Gales do Sul.

Holland acrescentou que, após o ataque, dois agentes policiais foram hospitalizados e vários veículos foram danificados durante os "violentos protestos" que se seguiram.

Os agentes ficaram feridos depois de vários fiéis terem arremessado "garrafas, tijolos e outros objetos", indicou o mesmo representante.

Segundo a imprensa local, o presumível agressor, que atacou na altura em que o pastor lia o sermão, foi preso pelas autoridades policiais ainda dentro da igreja e está no hospital sob vigilância policial, uma vez que também ficou ferido.

Leia Também: Quem é o bispo atacado em Sydney? As imagens após o "ato terrorista"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório