Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Congresso dos EUA prevê ajuda à Ucrânia de 61 mil milhões de dólares

Os republicanos da Câmara de Representantes dos Estados Unidos (câmara baixa do Congresso) apresentaram hoje um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros).

Congresso dos EUA prevê ajuda à Ucrânia de 61 mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

20:34 - 17/04/24 por Lusa

Mundo EUA

Duas propostas de lei diferentes preveem também mais de 26 mil milhões de dólares (cerca de 24 mil milhões de euros) para ajudar Israel e vários milhares de milhões de dólares para Taiwan.

Estes documentos serão no sábado à tarde submetidos a votação na câmara baixa do Congresso norte-americano para desbloquear as verbas, tendo o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelado para uma decisão rápida.

Num artigo hoje publicado no jornal Wall Street Journal, Biden pede à Câmara de Representantes para "aprovar urgentemente" os projetos de lei sobre a nova ajuda à Ucrânia e a Israel, bem como sobre a ajuda humanitária a Gaza.

"Embora ambos os países sejam perfeitamente capazes de defender a sua própria soberania, eles dependem, para o fazer, da ajuda norte-americana, inclusive em matéria de armamento. E estamos num momento crucial", argumentou o Presidente norte-americano.

Um pacote de 60 mil milhões de dólares (mais de 50 mil milhões de euros) em assistência militar e económica à Ucrânia foi aprovado no Senado em fevereiro.

Contudo, os Republicanos da Câmara dos Representantes têm-se recusado a aprovar a proposta, devido a uma disputa sobre a questão da imigração, entre outras razões.

O novo pacote de propostas, hoje anunciado, se for aprovado pela câmara de maioria Republicana, será depois levado ao Senado, onde existe uma maioria Democrata, antes de chegar à mesa de Joe Biden para promulgação.

Leia Também: Rússia inclui 3 ONG na sua 'lista negra'. Entre elas Nobel da Paz de 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório