Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Rússia inclui 3 ONG na sua 'lista negra'. Entre elas Nobel da Paz de 2022

A Rússia acrescentou hoje à "lista negra" de organizações internacionais estrangeiras as fundações para a Liberdade Boris Nemtsov e a Friedrich Naumann para a Liberdade e o Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, prémio Nobel da Paz em 2022.

Rússia inclui 3 ONG na sua 'lista negra'. Entre elas Nobel da Paz de 2022
Notícias ao Minuto

19:37 - 17/04/24 por Lusa

Mundo Rússia

As três organizações já tinham sido declaradas "indesejáveis" em território russo pelo Ministério Público, mas hoje o Ministério da Justiça acrescentou-as oficialmente à lista.

De acordo com a agência noticiosa TASS, as organizações não-governamentais (ONG) classificadas como tal não estão autorizadas a operar na Rússia.

A Fundação para a Liberdade Boris Nemtsov foi criada em novembro de 2015 na Alemanha para preservar o legado da figura da oposição que dá nome à ONG e que foi morto a tiro no centro de Moscovo.

Após a sua morte, foram detidas cinco pessoas de origem chechena, embora várias organizações da sociedade civil assinalem que os responsáveis não foram levados a tribunal.

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) condenou, em julho de 2023, que a investigação sobre a sua morte foi "insuficiente".

O dirigente político, que foi vice-primeiro-ministro da Rússia no final da década de 1990, opôs-se ao envio de tropas para a Ucrânia em 2014 e era muito crítico da corrupção na Chechénia.

A Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade foi fundada em 1958 por Theodor Heuss, o primeiro Presidente da República Federal da Alemanha, e tem por objetivo promover a liberdade, a educação e os direitos humanos.

O Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, criado em 2007 para promover a democracia e a defesa dos direitos humanos na Ucrânia, foi galardoado com o prémio Nobel da Paz em outubro de 2022.

Esta ONG é dirigida pela advogada e ativista Oleksandra Matviichuk.

Leia Também: BBC confirma mais de 50.000 baixas russas mas admite número superior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório