Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Artista banido na Rússia após música sobre animais vadios se tornar viral

A música 'Можно я с тобой?' ('Posso ir contigo?', em tradução livre) tem sido utilizada por utilizadores de países da Europa de Leste em vídeos sobre salvamento de animais, acumulando já milhões de visualizações em plataformas como o Spotify e o Youtube.

Artista banido na Rússia após música sobre animais vadios se tornar viral
Notícias ao Minuto

20:36 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O regulador russo para as comunicações, o Roskomnadzor, pediu aos serviços de streaming que restringissem o acesso ao artista Ap$ent. O pedido surgiu após uma das suas músicas, sobre animais vadios, se ter tornado viral na rede social TikTok, em vários países da Europa de Leste.

Segundo conta a BBC, a música 'Можно я с тобой?' ('Posso ir contigo?', em tradução livre) tem sido utilizada por utilizadores de países como a Bielorrússia, a Rússia, a Ucrânia e o Cazaquistão em vídeos sobre salvamento de animais, acumulando já milhões de visualizações em plataformas como o Spotify e o Youtube.

As reproduções têm sido tantas que o Roskomnadzor pediu a restrição para evitar a "desestabilização da sociedade russa".

O artista, natural da Bielorrússia e cujo nome verdadeiro é Arseniy Kisliak, afirmou à BBC Rússia que na base da decisão do Roskomnadzor poderá estar uma outra música com uma mensagem antiguerra, que escreveu antes de 'Можно я с тобой?'.

Ap$ent contou que escreveu a música quando estava a fugir da Bielorrússia com a mulher, Maryia, que foi condenada a um ano de prisão por insultar o presidente do país, Alexander Lukashenko, nas redes sociais.

"A frase 'posso ir contigo' foi provavelmente inspirada pelo meu gato, Tishka. De alguma forma, ele sabia que íamos partir em breve", contou à BBC Rússia. "E um dia veio ter comigo e fez-me um carinho, o que não era o seu comportamento habitual".

Os êxitos do artista Ap$ent, que agora reside na Polónia, contam também com uma crítica aos conselhos de Lukashenko durante a pandemia de Covid-19, que disse aos bielorrussos para beberem vodka e usarem saunas para afastar o vírus SARS-CoV-2.

Num outro tema, lançado antes das presidenciais bielorrussas de 2020, o artista criticou Lukashenko, afirmando "Tio Sasha, sem ofensa, mas ninguém está contente por te ver".

Leia Também: Viúva de Navalny contrata segurança após ataque com martelo a aliado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório