Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Viúva de Navalny contrata segurança após ataque com martelo a aliado

Leonid Volkov, um dos principais aliados de Alexei Navalny, foi atacado à porta de casa com um martelo, em Vilnius.

Viúva de Navalny contrata segurança após ataque com martelo a aliado
Notícias ao Minuto

19:36 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

Yulia Navalnaya, a viúva do opositor russo Alexei Navalny, revelou que contratou um guarda-costas na sequência de um ataque com um martelo a Leonid Volkov, um dos principais aliados do marido, na Lituânia.

O ataque aconteceu a 12 de março, quando um homem armado com um martelo atacou Leonid Volkov, de 43 anos, à porta de sua casa em Vilnius, capital da Lituânia. O antigo assessor de Navalny ficou com um braço partido e sofreu vários ferimentos numa perna. 

"Pensámos em novos protocolos de segurança. Para ser honesta, não gosto muito de andar com um guarda-costas", disse Navalnaya em entrevista à revista Time, em Vilnius, referindo-se ao incidente com Volkov. 

"O Alexei e eu nunca tivemos seguranças e acho que herdei um pouco dessa coragem, dessa atitude arrogante dele. Mas quando se é demasiado arrogante, pode dar-se um passo em falso. Por isso, por agora, os meus colegas pediram-me para andar com um guarda-costas", acrescentou, citada pela Reuters, frisando que "correr tais riscos não é definitivamente uma boa ideia".

Os serviços secretos lituanos afirmaram, no dia seguinte ao ataque, que o ataque a Leonid Volkov foi provavelmente "uma operação organizada e realizada pela Rússia".

Leia Também: Navalny escreveu livro de memórias antes de morrer. Chegará em outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório