Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Brasil exalta comércio em comemoração dos 50 anos de relações com a China

O Governo brasileiro exaltou hoje as relações comerciais e de cooperação bilateral com a China, para onde exporta mais de 100 mil milhões de dólares, num evento de comemoração dos 50 anos das relações diplomáticas.

Brasil exalta comércio em comemoração dos 50 anos de relações com a China
Notícias ao Minuto

18:18 - 17/04/24 por Lusa

Mundo brasil/china

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, participou da abertura da conferência internacional "50 Anos da Relação Brasil-China: Cooperação para um Mundo Sustentável", promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com a Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e afirmou que "a relação Brasil-China é um caso de sucesso".

"O Presidente Lula [da Silva], no seu primeiro mandato, [participou] de uma grande comemoração quando o Brasil exportou para o mundo 100 mil milhões de dólares (94 mil milhões de euros na cotação atual). Hoje o Brasil exporta para um país, só para a China, 104 mil milhões de dólares (97,7 mil milhões de euros)", disse Alckmin.

O vice-presidente brasileiro destacou, num breve discurso, o trabalho conjunto dos dois países "nas três grandes questões que o planeta enfrenta hoje, que são a segurança alimentar, a segurança energética e a segurança climática".

Alckmin concluiu dizendo que "amizade e essa parceria [com a China] que foi ainda mais fortalecida com a presença do Presidente Lula [da Silva], [num encontro] com o Presidente Xi Jinping, na China, vai crescer ainda mais".

A China têm investimentos no Brasil na ordem de 40 mil milhões de dólares (37,6 mil milhões de euros), nos últimos anos direcionados especialmente para a área energética, na qual o país asiático pretende aumentar a sua participação.

Em janeiro, a fabricante de carros chineses Build Your Dreams (BYD) apresentou um relatório detalhado do plano de investimentos no país sul-americano, com foco na construção da fábrica de carros elétricos e híbridos em Camaçari, no estado da Baia. Segundo o Governo brasileiro, a entrada da empresa no país vai gerar mais de 10 mil postos de trabalho e contará com investimentos de 3.000 milhões de reais (537 milhões de euros).

No evento que comemorou os 50 anos das relações diplomáticas, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, frisou especialmente a visão comum dos dois países nos grandes temas da agenda global.

Zhu Qingqiao destacou a visão que orienta atualmente o trabalho do G20, que, presidido este ano pelo Brasil, debate, entre muitos outros pontos, "a necessidade de criar um sistema de governação global mais justo e equitativo".

Leia Também: PIB do setor industrial do Brasil deve crescer 2,1% em 2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório