Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

EUA não querem escalada nem "guerra alargada" no Médio Oriente

Os Estados Unidos da América não querem uma escalada nem uma "guerra alargada" no Médio Oriente, disse hoje o porta-voz do conselho de segurança da Casa Branca, após o ataque do Irão contra Israel de sábado.

EUA não querem escalada nem "guerra alargada" no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

15:31 - 14/04/24 por Lusa

Mundo Israel

"Não procuramos uma escalada, não procuramos uma guerra alargada na região", disse John Kirby em entrevista ao canal de televisão norte-americano NBC.

Kirby disse que a última noite demonstrou a capacidade de Israel de se defender e, questionado sobre se Israel retaliará, afirmou que compete a Israel decidir.

O Irão lançou no sábado à noite um ataque contra Israel em resposta ao bombardeamento israelita do consulado iraniano em Damasco.

O Exército israelita garantiu que foi capaz de repelir a maior parte dos ataques lançados pelo Irão e observou que nenhum dos 'drones' lançados por este país atingiu o território israelita.

As Forças Armadas israelitas também afirmaram ter intercetado 25 dos cerca de 30 mísseis de cruzeiro e quase todos os mísseis balísticos, "mais de 120", que o Irão lançou contra Israel, em ataques que deixaram uma criança gravemente ferida em Israel e outras oito pessoas com ferimentos ligeiros.

Por seu lado, o Governo do Irão descreveu o ataque a Israel como um "sucesso" e, embora tenha anunciado que não tem intenção de continuar com a ofensiva, avisou que voltará a agir se necessário "para proteger os seus interesses".

Leia Também: "Preocupação" e apelos. Vários países condenam ataque do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório