EUA não querem escalada nem "guerra alargada" no Médio Oriente

Os Estados Unidos da América não querem uma escalada nem uma "guerra alargada" no Médio Oriente, disse hoje o porta-voz do conselho de segurança da Casa Branca, após o ataque do Irão contra Israel de sábado.

Notícia

© SAUL LOEB/AFP via Getty Images

Lusa
14/04/2024 15:31 ‧ 14/04/2024 por Lusa

Mundo

Israel

"Não procuramos uma escalada, não procuramos uma guerra alargada na região", disse John Kirby em entrevista ao canal de televisão norte-americano NBC.

Kirby disse que a última noite demonstrou a capacidade de Israel de se defender e, questionado sobre se Israel retaliará, afirmou que compete a Israel decidir.

O Irão lançou no sábado à noite um ataque contra Israel em resposta ao bombardeamento israelita do consulado iraniano em Damasco.

O Exército israelita garantiu que foi capaz de repelir a maior parte dos ataques lançados pelo Irão e observou que nenhum dos 'drones' lançados por este país atingiu o território israelita.

As Forças Armadas israelitas também afirmaram ter intercetado 25 dos cerca de 30 mísseis de cruzeiro e quase todos os mísseis balísticos, "mais de 120", que o Irão lançou contra Israel, em ataques que deixaram uma criança gravemente ferida em Israel e outras oito pessoas com ferimentos ligeiros.

Por seu lado, o Governo do Irão descreveu o ataque a Israel como um "sucesso" e, embora tenha anunciado que não tem intenção de continuar com a ofensiva, avisou que voltará a agir se necessário "para proteger os seus interesses".

Leia Também: "Preocupação" e apelos. Vários países condenam ataque do Irão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas