Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

EUA ajudaram a abater "quase todos" os projéteis iranianos, diz Biden

O Presidente norte-americano, Joe Biden, declarou no sábado à noite que as forças dos Estados Unidos ajudaram a abater "quase todos" os 'drones' e mísseis disparados pelo Irão contra Israel.

EUA ajudaram a abater "quase todos" os projéteis iranianos, diz Biden
Notícias ao Minuto

06:46 - 14/04/24 por Lusa

Mundo Ataque do Irão

Em comunicado, Joe Biden afirmou ainda que vai convocar hoje os homólogos do G7, o grupo dos países mais industrializados, para coordenar uma “resposta diplomática unida” ao “ataque descarado” do Irão.

"O Irão e os seus representantes que operam a partir do Iémen, da Síria e do Iraque lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel. Condenam estes ataques da forma mais veemente possível", afirmou.

O Irão lançou 'drones' e mísseis contra Israel no sábado à noite, em resposta a um ataque contra o consulado de Teerão em Damasco, na Síria, em 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana e seis cidadãos sírios.

Trata-se do primeiro ataque direto da República Islâmica do Irão contra o território de Israel, inimigo declarado.

Biden disse ter falado entretanto ao telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para reafirmar “o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a segurança de Israel”.

“Disse-lhe que Israel tinha demonstrado uma capacidade notável para se defender e impedir ataques sem precedentes, enviando uma mensagem clara aos seus inimigos de que não podem ameaçar eficazmente a segurança de Israel”, acrescentou, de acordo com o comunicado.

Leia Também: Netanyahu e Biden falaram ao telefone sobre ataque do Irão a Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório