Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 25º

AO MINUTO: Cúpula de Ferro interceta drones; Menina em "estado crítico"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a tensão no Médio Oriente, que escalou com um ataque do Irão a Israel.

AO MINUTO: Cúpula de Ferro interceta drones; Menina em "estado crítico"
Notícias ao Minuto

22:39 - 13/04/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Irão/Israel

Após semanas de tensão, o Irão atacou, este sábado, Israel com "dezenas de drones" e mísseis. O ataque surge como retaliação ao bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

Estima-se que os primeiros drones atinjam Israel pelas 2h00 locais (00h00 em Lisboa) e as autoridades aeronáuticas do país já anunciaram o encerramento do espaço aéreo do país a todos os voos.

Fim de cobertura

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Terminamos aqui o nosso acompanhamento AO MINUTO da escalada do conflito no Médio Oriente provocada pelo ataque do Irão a Israel.

A noite, que contou com o lançamento de centenas de drones e mísseis, terminou com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão a garantir que "Teerão não hesitará em tomar novas medidas defensivas", ao passo que Israel defendeu que o seu exército "fará tudo o que for necessário para proteger" os seus cidadãos.

Agência oficial do Irão diz que base aérea no Neguev foi atingida

Lusa | há 1 mês

A agência oficial iraniana IRNA noticiou que a principal base aérea do Neguev, no sul de Israel, sofreu "sérios danos" depois de ser atingida por mísseis iranianos na noite de hoje.

"A mais importante base aérea do Neguev foi alcançada com êxito por um míssil Kheibar [...] As imagens e os dados indicam que sérios danos foram infligidos a esta base", escreveu a IRNA.

A televisão estatal indicou por outro lado que, "segundo informações recebidas, metade dos mísseis lançados atingiram o alvo com êxito".

Biden e Netanyahu vão "falar em breve" ao telefone

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, vão falar "em breve" ao telefone, de acordo com a imprensa israelita.

A conversa acontece após Biden se ter reunido com a sua equipa de segurança nacional para acompanhar a situação no Médio Oriente e Netanyahu ter convocado o seu Gabinete de Guerra. 

Espanha acompanha conflito "com a maior preocupação"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que o país está "a acompanhar os desenvolvimentos no Médio Oriente com a maior preocupação", alertando que "há que evitar a todo o custo uma escalada regional".  

"Estamos em contacto permanente com as embaixadas na região, que se mantêm ativas, para prestar assistência aos espanhóis na zona", informou na rede social X.

Israel diz ter "intercetado a grande maioria" dos mísseis iranianos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Daniel Hagari, afirmou que o exército do país "intercetou a grande maioria" dos ataques do Irão.

No total, citado pela CNN Internacional, Hagari adiantou que as IDF estimam que o Irão lançou mais de "200 tipos diferentes" de drones, além de mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro.

Guterres apela à "cessação imediata das hostilidades"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou "veementemente a grave escalada que representa o ataque em grande escala lançado contra Israel pelo Irão" e apelou à "cessação imediata das hostilidades".

"Nem a região nem o mundo podem permitir-se outra guerra", referiu na rede social X.

Já em comunicado, Guterres disse estar "profundamente alarmado com o perigo muito real de uma escalada devastadora em toda a região". "Exorto todas as partes a exercerem a máxima contenção para evitar qualquer ação que possa conduzir a grandes confrontos militares em múltiplas frentes no Médio Oriente", lê-se.

Ataque iraniano. Guterres pede contenção antes de

Ataque iraniano. Guterres pede contenção antes de "escalada devastadora"

O secretário-geral das Nações Unidas condenou o ataque lançado no sábado à noite pelo Irão contra Israel, pedindo "o fim imediato das hostilidades" antes de uma "escalada devastadora".

Lusa | 01:25 - 14/04/2024

Israel pede a Guterres condenação explícita do Irão

Lusa | há 1 mês

Israel pediu hoje ao secretário-geral da ONU, António Guterres, uma condenação explícita do Irão pelo ataque de hoje contra o seu território, primeiro com 'drones' e depois intensificado com mísseis balísticos.

O embaixador israelita nas Nações Unidas, Gilad Erdan, muito crítico de Guterres desde o início do conflito Israel-Hamas, escreveu na sua conta no X (antigo Twitter) uma mensagem dirigida ao secretário-geral: "O Irão violou a Carta da ONU [...] Onde estão as tuas palavras, a tua condenação? Desperta!".

"Teerão não hesitará em tomar novas medidas defensivas", alerta MNE

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão garantiu que "Teerão não hesitará em tomar novas medidas defensivas para salvaguardar os seus interesses legítimos contra quaisquer agressões militares".

"O Irão, se necessário, não hesitará em tomar novas medidas defensivas para salvaguardar os seus interesses legítimos contra quaisquer agressões militares e uso ilegal da força", lê-se num comunicado, citado pela agência de notícias Reuters, no qual reafirma o seu "compromisso com os princípios da Carta das Nações Unidas e do direito internacional".

Explosões ouvidas no norte do Iraque após sobrevoo por 'drones' iranianos

Lusa | há 1 mês

'Drones' e mísseis de cruzeiro lançados pelo Irão contra Israel atravessaram o espaço aéreo do Iraque, enquanto se ouviam explosões no céu de algumas regiões do norte deste país, segundo 'media' locais e uma fonte da segurança iraquiana.

Fonte da Força Aérea do Iraque disse à agência EFE, pedindo anonimato, que os projéteis cruzaram os céus em várias zonas do país, já depois de a Autoridade de Aviação Civil nacional anunciar o encerramento do espaço aéreo.

Meios de informação locais informaram, por seu lado, que várias barreiras de 'drones' e mísseis sobrevoaram as províncias de Maysan e Nassíria (sul), assim como Suleimanya, na região semiautónoma do Curdistão iraquiano, no norte.

Leia mais aqui.

Berlim condena "fortemente" ataque iraniano e apela para Teerão o parar

Lusa | há 1 mês

A Alemanha condenou hoje "fortemente" o ataque iraniano em curso com 'drones' e mísseis contra Israel e pediu a Teerão e aos seus grupos próximos que parem com estas ações "imediatamente".

O ataque, alertou a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, na rede social X (antigo Twitter), "tem o potencial de mergulhar uma região inteira no caos".

"O Irão e os seus representantes devem parar isto imediatamente. Toda a nossa solidariedade está com Israel neste momento", acrescentou a governante, citada pela agência Efe.

Ataque com balísticos terminou. Esperam-se drones e mísseis de cruzeiro

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, citadas pelo jornal Hareetz, o Irão lançou mísseis balísticos contra o país. No entanto, o ataque já terminou e esperam-se agora drones e mísseis de cruzeiro. 

Fortes explosões sentidas na capital da Síria

Lusa | há 1 mês

Fortes explosões foram registadas esta noite na capital da Síria, noticiou a agência France-Presse (AFP), enquanto decorre um ataque de 'drones' e mísseis iranianos contra Israel. Os jornalistas da AFP relataram ter ouvido várias detonações cerca da 01h45 local, eram 22h45 em Lisboa, mas nenhum meio de comunicação oficial sírio relatou a situação.

Biden garante que apoio dos EUA a Israel é "inabalável"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que se reuniu esta noite com a sua equipa de segurança nacional para acompanhar a situação no Médio Oriente, garantiu que "o compromisso com a segurança de Israel contra as ameaças do Irão e dos seus representantes é inabalável".

"Acabo de me reunir com a minha equipa de segurança nacional para uma atualização dos ataques do Irão contra Israel. O nosso compromisso com a segurança de Israel contra as ameaças do Irão e dos seus representantes é inabalável", afirmou na rede social X. 

Menina de 10 anos em "estado crítico" após lançamentos no sul de Israel

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Os serviços de emergência israelitas Magen David Adom informaram que os "médicos e paramédicos estão a tratar uma menina de 10 anos", que se encontra "em estado crítico" na região de Arad, na sequência de lançamentos de drones no sul de Israel.

Segundo o The Times of Israel, a criança ficou ferida devido a estilhaços na sequência da interceção de um drone iraniano que sobrevoava a zona.

Inicialmente, a informação avançada pelos Magen David Adom  davam conta de que se tratava de um menino.

Explosões ouvidas em Jerusalém

Lusa | há 1 mês

Sirenes de ataque aéreo soaram em vários pontos de Israel, incluindo em Jerusalém, quando uma série de explosões foram ouvidas nos céus, mas as autoridades ainda não confirmaram tratar-se apenas das defesas antiaéreas israelitas.

Estrondos soaram quando os 'drones' iranianos chegaram, relatou a agência Associated Press, acrescentando, no entanto, que ainda não há informação das autoridades sobre se as explosões são um ataque ou o som de intercetações do ataque iraniano pelas defesas de Israel.

Leia mais aqui.

Reino Unido enviou jatos para intercetar drones iranianos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que destacou jatos da Força Aérea Real Britânica para intercetar "quaisquer ataques aéreos" no Médio Oriente.

"A Força Aérea Real do Reino Unido e aviões-tanque de reabastecimento aéreo foram destacados para o Médio Oriente para reforçar a Op Shader, a operação britânica de combate ao Daesh no Iraque e na Síria. Além disso, os jatos intercetarão ataques aéreos dentro do alcance das nossas missões atuais", anunciou o ministro da Defesa, Grant Shapps.

Embaixada israelita cá informa que IDF estão a monitorizar ataques

Lusa | há 1 mês

A embaixada israelita em Portugal informou nas redes sociais que o Irão lançou 'drones', aparelhos aéreos não tripulados, em direção a Israel e que as forças armadas israelitas (IDF) estão a monitorizar a situação operacional.

Numa publicação no sábado à noite na rede social X (antigo Twitter), na conta oficial da Embaixada de Israel em Portugal, lê-se: "IDF: Há instantes, o Irão lançou UAV ['drones'] a partir do seu território em direção a Israel".

"As IDF estão em alerta máximo e monitorizam constantemente a situação operacional", acrescenta-se.

Montenegro pede "contenção" para evitar "escalada da violência"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou, na rede social X, que "o Governo português condena veementemente o ataque do Irão a Israel" e "apela à contenção, em ordem a evitar uma escalada da violência".

IDF com "numerosos 'caças'" em prontidão para "combater qualquer ameaça"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Daniel Hagari, garantiu que o sistema de defesa aérea de Israel está "totalmente operacional e interceta as ameaças sempre que necessário" e revelou que "numerosos aviões da Força Aérea estão no ar, prontos a combater a qualquer ameaça".

"Poderão ouvir-se explosões de intercepções ou a queda de destroços. Uma vez que existe uma variedade de ameaças, os alertas podem ser emitidos em áreas muito vastas", acrescentou num vídeo divulgado nas redes sociais, instando a população a "abster-se de espalhar rumores e relatos não verificados".

"As IDF farão tudo o que for necessário para proteger os cidadãos do Estado de Israel", garantiu.

No vídeo, Hagari aconselhou os cidadãos a entrarem num abrigo antiaéreo "quando soa o alarme" e "agurdar pelo menos dez minuto". "Se for necessário permanecerem no abrigo por um período mais longo, nós actualizá-los-emos em tempo real", disse.

"Continuem a agir de forma responsável e calma, como têm feito, e sigam as instruções. Somos fortes e capazes de lidar com este evento", acrescentou.

Cúpula de ferro começa a intercetar drones lançados pelo Irão. As imagens

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Cúpula de Ferro israelita já começou a intercetar os primeiros drones lançados pelo Irão. "Graças a Deus pela Cúpula de Ferro", afirmou o estado de Israel na rede social X.

 

Irão apela aos EUA para que "se mantenham afastados" da operação

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Irão apelou hoje aos Estados Unidos para que "se mantenham afastados" da operação contra Israel, que é a "resposta" ao ataque ao seu consulado em Damasco.

"Trata-se de um conflito entre o Irão e o regime israelita, e os Estados Unidos devem manter-se afastados!", afirmou a missão iraniana junto da ONU numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

"De acordo com o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas sobre a legítima defesa, a ação militar do Irão foi uma resposta à agressão do regime sionista contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco", explicou.

Irão apela aos EUA para que

Irão apela aos EUA para que "se mantenham afastados" da operação

O Irão apelou hoje aos Estados Unidos para que "se mantenham afastados" da operação contra Israel, que é a "resposta" ao ataque ao seu consulado em Damasco.

Lusa | 23:56 - 13/04/2024

Hezbollah libanês e Huthis do Iémen ajudaram ataque iraniano a Israel

Lusa | há 1 mês

O Hezbollah libanês e os rebeldes Huthis pró-iranianos do Iémen também ajudaram ao ataque do Irão a Israel, hoje à noite, segundo várias fontes.

O Hezbollah libanês anunciou ter bombardeado uma posição militar israelita nos montes Golã ocupados, no momento em que o Irão lançava um ataque com 'drones' contra Israel, no sábado à noite.

Em comunicado, o Hezbollah pró-iraniano, que realiza ataques quase diários contra Israel há mais de seis meses, afirmou ter disparado "dezenas de foguetes Katyusha" contra um quartel israelita no Golã sírio ocupado por Israel.

Também os rebeldes Huthis pró-iranianos do Iémen lançaram 'drones' em direção a Israel, segundo a empresa de segurança marítima do país.

Hezbollah libanês e Huthis do Iémen ajudaram ataque iraniano a Israel

Hezbollah libanês e Huthis do Iémen ajudaram ataque iraniano a Israel

O Hezbollah libanês e os rebeldes Huthis pró-iranianos do Iémen também ajudaram ao ataque do Irão a Israel, hoje à noite, segundo várias fontes.

Lusa | 23:50 - 13/04/2024

Sirenes soam em todo o território israelita

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Segundo o jornal Haaretz, soam as sirenes nas zonas Sul e Norte de Israel, bem como em Jerusalém e na Cisjordânia.

EUA intercetaram drones iranianos que se dirigiam a Israel

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O exército dos Estados Unidos interceptou vários drones iranianos que se dirigiam para Israel, segundo revelaram três responsáveis norte-americanos ao The Times of Israel. Não foi revelado, contudo, quantos drones foram abatidos ou os locais onde foram intercetados. 

Ao jornal Haaretz, um oficial do exército israelita adiantou ainda que mais de 100 drones disparados pelo Irão em direção a Israel foram abatidos fora do espaço aéreo do país.

EUA abatem drones do Irão destinados a Israel

EUA abatem drones do Irão destinados a Israel

Os Estados Unidos abateram 'drones' disparados pelo Irão e que tinham como alvo Israel, noticiaram os meios de comunicação social norte-americanos no sábado à noite, citando responsáveis não identificados.

Lusa | 00:24 - 14/04/2024

Não há indicação de que terão sido lançados mísseis balísticos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Altos funcionários israelitas adiantaram ao jornal The Times of Israel que não há informações que indiquem que tenham sido lançados mísseis balísticos do Irão contra Israel, ao contrário do que foi avançado pela agência de notícias iraniana IRNA.

Segundo as fontes, os mísseis balísticos deveriam demorar entre 11 a 12 minutos a atingir Israel e as informações da IRNA foram reveladas há mais de meia hora.

"Isto nunca teria acontecido se eu fosse presidente", diz Trump

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou que o ataque do Irão a Israel "nunca teria acontecido" se ainda fosse presidente.

"Israel está a ser atacado. Isto nunca deveria ter sido permitido - isto NUNCA teria acontecido se eu fosse presidente", afirmou na sua rede social Truth Social.

Charles Michel alerta para necessidade de "evitar nova escalada regional"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, condenou "firmemente o ataque lançado pelo Irão contra Israel" e frisou que "tudo deve ser feito para evitar uma nova escalada regional".

"Há que evitar mais derramamento de sangue. Continuaremos a acompanhar de perto a situação com os nossos parceiros", escreveu ainda na rede social X.

Israel aconselha residentes a permanecerem perto de abrigos antiaéreos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As Forças de Defesa de Israel (IDF) aconselharam os residentes de algumas regiões a permanecerem perto de abrigos antiaéreos, numa altura em que mais de 100 drones iranianos se dirigem para o país. Segundo o The Times of Israel, em causa estão as zonas dos Montes Golã, Eilat, Dimona e Nevatim. 

Líbano também encerra espaço aéreo após ataque do Irão a Israel

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O governo libanês juntou-se à Jordânia e ao Iraque na suspensão temporária do seu espaço aéreo, após o Irão ter iniciado hoje um ataque com 'drones' contra Israel.

O ministro das Obras Públicas e Transportes libanês, Ali Hamieh, disse numa publicação na sua conta do X (ex-Twitter) que o encerramento do espaço aéreo vigorará a partir da 01h00 de domingo, hora local (22h00 GMT de sábado).

A suspensão abrange "todos os aviões que cheguem, saiam ou cruzem o espaço aéreo libanês, de forma temporária e preventiva", sendo reavaliada de acordo com a "evolução da situação", indicou o governante.

UE condena "ataque inaceitável" que "ameaça segurança regional"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou que a União Europeia "condena veementemente o inaceitável ataque iraniano contra Israel", considerando que se trata "de uma escalada sem precedentes e de uma grave ameaça à segurança regional".

 

Irão "corre o risco de uma escalada militar", alertou França

Lusa | há 1 mês

França condenou o ataque do Irão a Israel, que, considerou, "leva as suas ações desestabilizadoras a um novo nível", segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Stéphane Séjourné, hoje, na rede social X.

"Ao decidir tomar esta medida sem precedentes, o Irão ultrapassa um novo limiar nas suas ações desestabilizadoras e corre o risco de uma escalada militar", escreveu, acrescentando que "a França reafirma o seu empenho na segurança de Israel e assegura-lhe a sua solidariedade".

Primeiro-ministro de Israel reúne Gabinete de Guerra

Lusa | há 1 mês

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu reuniu hoje o Gabinete de Guerra, anunciou o seu porta-voz. O anúncio surge pouco depois de o porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari ter considerado que o ataque com drones e mísseis lançado pelo Irão contra Israel hoje à noite é uma "escalada grave e perigosa".

Sirenes de alerta soam no norte de Israel junto à fronteira com o Líbano

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As sirenes de alerta para ataque militar começaram hoje a soar no norte de Israel, junto à fronteira com o Líbano, na sequência do ataque com 'drones' lançado hoje pelo Irão contra Israel.

Segundo um responsável militar israelita citado pela France-Presse, o Irão lançou "mais de 100 'drones'" na direção de Israel. 

Lançados drones e mísseis de cruzeiro a partir do Irão e do Iraque

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Os serviços secretos israelitas detetaram o lançamento de dezenas de drones e mísseis de cruzeiro a partir do Irão e do Iraque. A informação está a ser avançada pelo jornal The New York Times, que cita dois altos funcionários israelitas.

Os alvos deverão ser os Montes Golã e uma base da Força Aérea israelita no deserto de Negev.

Já de acordo com a agência de notícias estatal iraniana, IRNA, foi também lançada uma primeira onda de mísseis balísticos. 

 

Ministro iraniano ameaça países que ajudem Israel a atacar o Irão

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O ministro da Defesa iraniano, Mohammed Reza Ashtiani, ameaçou todos os países que auxiliem Israel a atacar o Irão, frisando que receberão uma "resposta firme".

"Qualquer país que abra o seu espaço aéreo ou território a Israel para atacar o Irão receberá a nossa resposta firme", afirmou, citado pela agência de notícias estatal IRNA.

MNE de Portugal pede a portugueses que estejam em Israel para regressarem

Lusa | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal apelou hoje aos portugueses para que evitem viajar para Israel e pediu aos que se encontrem naquele país, que, "se puderem", regressem, se não, que cumpram todas as regras de segurança.

MNE de Portugal pede a portugueses que estejam em Israel para regressarem

MNE de Portugal pede a portugueses que estejam em Israel para regressarem

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal apelou hoje aos portugueses para que evitem viajar para Israel e pediu aos que se encontrem naquele país, que, "se puderem", regressem, se não, que cumpram todas as regras de segurança.

Lusa | 19:03 - 13/04/2024

"O Irão demonstrou mais uma vez que pretende semear o caos"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, condenou "com a maior veemência o ataque imprudente do regime iraniano contra Israel" e afirmou estar a trabalhar "para estabilizar a situação e evitar uma nova escalada".

"Condeno com a maior veemência o ataque imprudente do regime iraniano contra Israel. O Irão demonstrou mais uma vez que pretende semear o caos no seu próprio quintal. O Reino Unido continuará a defender a segurança de Israel e a de todos os nossos parceiros regionais, incluindo a Jordânia e o Iraque", começou por referir num comunicado

"Juntamente com os nossos aliados, estamos a trabalhar urgentemente para estabilizar a situação e evitar uma nova escalada. Ninguém quer ver mais derramamento de sangue", acrescentou.

 

Lançamento de 'rockets' através do Líbano faz soar alarmes em Israel

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As Forças de Defesa de Israel, citadas pelo jornal Haaretz, anunciaram que foi acionado um alarme no norte do país devido ao lançamento de 'rockets' a partir do Líbano.

Portugal acompanha "com grande preocupação situação no Médio Oriente"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português afirmou, este sábado, que acompanha com "grande preocupação a situação no Médio Oriente" e está "em contacto" com as Embaixadas.

"Acompanhamos com grande preocupação a situação no Médio Oriente. Estamos em contacto com as nossas Embaixadas e desaconselhamos quaisquer viagens na região. Os cidadãos nacionais devem respeitar os alertas emitidos pelas autoridades e seguir as suas instruções de segurança", lê-se na rede social X.

Líder supremo do Irão diz que "o maldoso regime sionista será castigado"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, afirmou, este sábado, que o "maldoso regime sionista será castigado" e confirmou que o ataque a Israel é uma retaliação a um bombardeamento do consultado iraniano na Síria.

"O regime maldoso acrescentou mais um erro aos seus próprios erros ao lançar um ataque ao consulado iraniano na Síria. Os consulados e as embaixadas em qualquer país onde existam são considerados como o solo do país a que a embaixada pertence. Atacar o nosso consulado é como atacar o nosso solo. O regime maldoso tomou uma atitude errada neste caso. Deve ser punido e será punido", atirou.

Iraque encerra espaço aéreo após ataque do Irão a Israel

Lusa | há 1 mês

O Iraque, país que faz fronteira com o Irão, anunciou o encerramento do seu espaço aéreo e a suspensão do tráfego aéreo ao final da noite de hoje, no momento em que o Irão lançou um ataque com drones contra Israel.

"O espaço aéreo iraquiano foi encerrado e o tráfego aéreo suspenso", declarou o ministro dos Transportes iraquiano, Razzak al-Saadaoui, à agência noticiosa estatal iraquiana INA.

Casa Branca diz que vai apoiar defesa de Israel contra ataque do Irão

Lusa | há 1 mês

A Casa Branca anunciou que vai ajudar a defesa de Israel face ao ataque com 'drones' lançado hoje pelo Irão. O anúncio dos Estados Unidos foi feito minutos depois de as Forças Armadas de Israel anunciarem estar a trabalhar com os Estado Unidos para intercetar os 'drones' lançados pelo Irão.

Segundo a presidência dos Estados Unidos, os ataques iranianos vão prolongar-se por "várias horas" e os Estados Unidos "vão estar ao lado do povo israelita" face ao ataque.

Israel encerra espaço aéreo depois de ataque do Irão

Lusa | há 1 mês

As autoridades aeronáuticas israelitas anunciaram o encerramento do espaço aéreo do país a todos os voos, quando se preparam para um ataque de drones iranianos. A autoridade aeroportuária do país informou que o encerramento entrará em vigor às 12h30, hora local (17h30 EDT).

Ataque do Irão contra Israel já começou. Lançados "dezenas de drones"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Irão iniciou, durante a noite de sábado, um ataque contra Israel. Segundo o porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, foram lançados "dezenas de drones" em direção ao país. Já a Guarda Revolucionária do Irão adiantou que também lançou mísseis.

Ataque do Irão contra Israel já começou. Lançados

Ataque do Irão contra Israel já começou. Lançados "dezenas de drones"

O porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, garantiu que o país "está bem preparado" para responder ao ataque.

Notícias ao Minuto | 21:18 - 13/04/2024

Início de cobertura

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Boa noite! Damos início a um acompanhamento AO MINUTO sobre os desenvolvimentos do ataque do Irão a Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório