Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 29º

ONU lamenta falta de comunicação nas operações de ajuda em Gaza

O coordenador humanitário da ONU para Gaza, Jamie McGoldrick, defendeu hoje a necessidade de desenvolver a coordenação com Israel para facilitar as operações de ajuda humanitária em Gaza, relação marcada por "desconfiança e mal-entendidos".

ONU lamenta falta de comunicação nas operações de ajuda em Gaza
Notícias ao Minuto

17:07 - 12/04/24 por Lusa

Mundo Israel

"O exército israelita nunca trabalhou com organizações humanitárias neste tipo de ambiente até agora. Não compreende a forma como trabalhamos, não compreende a nossa linguagem nem o nosso objetivo e nós não compreendemos as suas expectativas", afirmou o coordenador humanitário durante uma conferência de imprensa.

No encontro com os jornalistas, após uma reunião com altos responsáveis militares israelitas para discutir a questão, McGoldrick reconheceu que existe "um certo grau de desconfiança e de incompreensão" nas relações entre Israel e as agências humanitárias "que precisa de ser abordado".

"[Deve ser abordado] de preferência, frente a frente com os responsáveis israelitas, para que se possa incentivar o atual mecanismo de diminuição do conflito, bem como o conjunto de medidas que estipulam a transferência de ajuda, pois é grande a falta de hábito israelita de colaborar com organizações humanitárias em zonas de conflito", insistiu.

McGoldrick, por exemplo, considerou imperativa a abertura de uma "linha de comunicação direta", que não existe atualmente e que seria necessária caso ocorresse "algum incidente grave".

"Neste momento não temos rádios, não temos uma rede de comunicação estabelecida, acabamos por falar através de outras organizações", explicou.

"Gostaríamos de falar com pessoas desarmadas. Queremos trabalhar com elas de uma forma diferente. Não lidamos diretamente com o exército quando, na verdade, é preciso também falar com as pessoas que estão a disparar. Precisamos de falar com os generais, numa base mais regular. É com eles que precisamos de construir um entendimento", frisou.

Leia Também: Israel e Estados Unidos estão "lado a lado" contra o Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório