Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Nacionalista russo Igor Girkin quer ser 'perdoado' e lutar na Ucrânia

O russo, ex-agente do FSB, encontra-se a cumprir uma pena de quatro anos de prisão. As autoridades dos Países Baixos reclamam ainda a sua extradição pelo abate do voo MH17 da Malaysia Airlines, em 2014.

Nacionalista russo Igor Girkin quer ser 'perdoado' e lutar na Ucrânia
Notícias ao Minuto

23:20 - 11/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O nacionalista russo Igor Girkin, um veterano dos combates na Ucrânia em 2014, como 'Strelkov' (atirador), que se encontra atualmente a cumprir uma pena de prisão de quatro anos, quer juntar-se às tropas russas e voltar a lutar em território ucraniano.

Segundo o seu advogado, o ex-agente dos Serviços Federais de Segurança da Rússia (FSB), que foi condenado, em janeiro, a quatro anos de prisão por “apelos públicos à prática de ações extremistas”, está a tentar anular a sua sentença e voltará a ser ouvido a 15 de maio, num tribunal de Moscovo.

Igor Molokhov adiantou ainda à agência de notícias RBK que o seu cliente irá apresentar no recurso um consentimento escrito de uma unidade militar russa para que Girkin seja comandante de um dos seus pelotões.

Também a mulher de Girkin, Miroslava Reginskaya, confirmou que o marido planeia juntar-se às tropas russas na Ucrânia e espera que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, lhe conceda clemência. 

As autoridades neerlandesas reclamam ainda a extradição do russo, de 53 anos, pelo abate do voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014, a leste da Ucrânia.

Acabou por ser detido pelas autoridades russas em julho de 2023, ao abrigo do artigo 280.º, após criticar a falta de ganhos militares da Rússia na Ucrânia em duas mensagens publicadas no Telegram em maio de 2022.

Nessas mensagens, expressou preocupação com a situação na península da Crimeia, anexada pela Rússia, e com o não pagamento aos soldados.

Leia Também: EUA "não querem submeter" adesão da Palestina ao Conselho de Segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório