Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 23º

MNE israelita avisa que o país vai reagir se for atacado pelo Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, disse hoje que Israel irá reagir a qualquer ataque realizado por parte do Irão, após as ameaças realizadas pelo líder supremo iraniano, ayatollah Ali Khamenei.

MNE israelita avisa que o país vai reagir se for atacado pelo Irão
Notícias ao Minuto

08:55 - 10/04/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Se o Irão atacar a partir do seu próprio território, Israel responderá e atacará o Irão", declarou Katz na rede social X, garantindo que haverá retaliação por qualquer ofensiva em solo israelita.

Hoje, em entrevista à rádio pública israelita Reshet Bet, Katz reiterou que nenhum ataque será tolerado e acusou o Irão de ser "a cabeça da cobra", numa referência ao apoio que os iranianos dão ao grupo islamita palestiniano Hamas e à milícia xiita Hezbollah, do Líbano.

Essas declarações do ministro israelita surgem após um discurso televisivo de Khamenei, em Teerão, por ocasião do Eid al-Fitr, feriado que encerra o mês sagrado muçulmano do Ramadão, no qual reiterou que "o regime sionista (Israel) deve ser e será punido".

"Quando atacam o nosso consulado é como se atacassem o nosso solo", acrescentou o líder iraniano.

Khamenei garantiu que Israel cometeu um "erro" ao atacar em 01 de abril o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no qual morreram seis sírios e sete membros da Guarda Revolucionária do Irão, incluindo o líder das Forças Quds para a Síria e o Líbano, o general Mohamed Reza Zahedi.

As autoridades iranianas prometeram repetidamente vingança pelo ataque à sede diplomática iraniana na Síria.

Leia Também: Irão enriqueceu urânio "além dos limites" e agora vive-se um impasse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório