Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Mulher que olhou diretamente para eclipse solar revela danos que sofreu

Foi em 2017 que Bridget achou que apenas alguns segundos a olhar diretamente para o sol não lhe fariam mal.

Notícias ao Minuto

11:35 - 09/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Visão

Numa altura em que os Estados Unidos 'pararam' para assistir ao eclipse solar, uma mulher decidiu alertar a todos para os danos que podem ser causados se não forem tomadas as devidas precauções quando se olha diretamente para o sol.

Recorde-se que assistir ao raro fenómeno implica tomar algumas medidas de precaução, sobretudo com a vista. Algo que Bridget Kyeremateng não fez quando em 2017 assistiu a um fenómeno semelhante.

Foram precisos apenas alguns segundos, partilha a mulher de 29 anos, para que ficasse com "danos irreversíveis".

Bridget conta que não conseguiu arranjar os óculos de segurança que estavam a ser distribuídos na altura e decidiu arriscar e assistir ao fenómeno sem eles, pensando que por apenas uns segundos não haveria perigo. Contudo, acabou por sofrer danos irreversíveis, incluindo um ponto cego no meio da íris do seu olho esquerdo.

"Ainda consigo ver perfeitamente, mas demoro algum tempo a ler letras ou palavras se o meu olho direito estiver tapado", revela, indicando, ainda, que sofre com frequência de dores de cabeça e enxaquecas no lado esquerdo da cabeça. 

Bridget partilhou a sua experiência no domingo, como que alertando os norte-americanos para os cuidados que deveriam ter esta segunda-feira, quando fossem assistir ao momento em a Lua passa entre a Terra e o Sol, obscurecendo este último.

Um fenómeno raro avistado nos EUA, México, Canada (e parcialmente nos Açores) e que só se voltará a repetir nesta região em 2044.

Leia Também: Semana arrancou com eclipse. Veja as mais belas fotografias do fenómeno

Recomendados para si

;
Campo obrigatório