Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Cerca de 13 mil haitianos repatriados por países vizinhos em março

Cerca de 13 mil haitianos foram repatriados por países vizinhos em março, um aumento de 46% em relação a fevereiro, apesar da escalada da insegurança no país, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Cerca de 13 mil haitianos repatriados por países vizinhos em março
Notícias ao Minuto

23:47 - 04/04/24 por Lusa

Mundo OIM

Em comunicado, a agência das Nações Unidas indica que, dos migrantes repatriados, quase 3.000 receberam assistência humanitária à chegada e outros 1.200 contaram com apoio psicossocial.

Para além da violência, "a falta de oportunidades económicas, juntamente com o colapso do sistema de saúde e o encerramento das escolas" leva muitos haitianos a verem a migração como "o seu único recurso viável", observa a OIM.

A organização explica que "o difícil processo de obtenção de um passaporte pode demorar meses, senão mais de um ano", o que exclui das opções dos haitianos "os caminhos existentes para a emigração legal", tais como "vistos e programas humanitários".

As repatriações no Haiti ocorrem apesar dos constantes apelos de organizações internacionais e de direitos humanos para evitar as deportações, devido à violência e à grave crise no país.

Leia Também: OIM alerta para agravamento da situação humanitária no Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório