Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Ucrânia? Ideia de apoio multimilionário foi "muito bem recebida"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, revelou hoje que a proposta de um apoio multimilionário e sustentável para a Ucrânia, proposta pelo secretário-geral da NATO, foi "muito bem recebida", mas o valor ainda não está definido.

Ucrânia? Ideia de apoio multimilionário foi "muito bem recebida"
Notícias ao Minuto

13:24 - 04/04/24 por Lusa

Mundo Paulo Rangel

"A proposta foi muito bem recebida, porque ela vem no quadro da tal missão, digamos assim, que tem de ser criada, uma ponte para a Ucrânia vir a ser um membro futuro e definitivo da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", disse Paulo Rangel, no final de uma reunião ministerial no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas.

Contudo, o ministro disse que o valor do pacote ainda "será objeto de intensas negociações".

"Não diria que a verba está fixada", destacou.

A Reuters e a AFP noticiaram na terça-feira que o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, ia propor um pacote de apoio para a Ucrânia, durante cinco anos, no valor de 107 mil milhões de dólares (cerca de 100 mil milhões de euros).

Na quarta-feira de manhã, Jens Stoltenberg anunciou um "quadro financeiro multianual", mas recusou confirmar o montante e o período.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Hadja Lahbib, confirmou pouco depois das declarações de Stoltenberg o valor de 100 mil milhões de euros.

Leia Também: Primeira deslocação de Montenegro ao estrangeiro vai ser a Madrid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório