Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Globo condenada por impor "padrões estéticos" a jornalista

Canal terá de pagar mais de 9 mil euros a Veruska Donato, de 46 anos, a menos que haja um volte-face no recurso.

Globo condenada por impor "padrões estéticos" a jornalista
Notícias ao Minuto

11:26 - 04/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

A jornalista Veruska Donato, de 46 anos, ganhou o processo que instaurou por danos morais contra a Globo, para a qual já trabalhou.

De acordo com a Folha de São Paulo, o canal de televisão terá agora de pagar 50 mil reais a Veruska, cerca de 9.100 euros, por "imposição de padrões estéticos", a menos que haja um volte-face no recurso.

Segundo o jornal brasileiro, a jornalista entrou com a ação na Justiça o ano passado, acusando a empresa de "assédio moral", pressionando-a para que se "enquadrasse num rígido padrão estético".

Veruska pedia 13 milhões de reais, cerca de 2 milhões de euros, de indemnização. Por isso, apesar de terem ganhado o processo, os seus advogados vão recorrer por considerarem que a indemnização decretada pelo tribunal tem carácter apenas "pedagógico".

À Folha de São Paulo, a Globo disse que não comenta casos judiciais. Contudo, anteriormente, a emissora brasileira disse que nunca pressionou os seus profissionais em relação à estética.

Veruska saiu do canal brasileiro em 2021, depois de mais de dois meses afastada da televisão, por sofrer da síndrome de burnout. Na altura, a jornalista revelou que, à medida que se aproximava dos 50 anos, era cada vez mais pressionada a nível estético, ou seja, estava a ser alvo de "discriminação por idade".

Segundo o relato que constam nos autos, qualquer flacidez, ruga ou gordura considerada "fora do lugar" era alvo de crítica por parte dos chefes e no setor de figurino da Globo.

Recorde-se que, anteriormente, também a jornalista Izabella Camargo processou a Globo, acusado a empresa de responsabilidade pelo seu burnout.

Neste caso, a ex-apresentadora, que agora testemunhou a favor de Veruska, recebeu uma indemnização de 500 mil reais, cerca de 91 mil euros.

Leia Também: Casal que tinha 159 gatos proibido de ter mais animais de estimação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório