Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 29º

Menina de 12 anos que casou com padre no Gana está sob proteção policial

A cerimónia aconteceu no sábado e gerou uma onda de indignação no país africano.

Menina de 12 anos que casou com padre no Gana está sob proteção policial
Notícias ao Minuto

14:52 - 03/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Gana

A menina de 12 anos que foi obrigada a casar com um padre, de 63, está sob proteção policial de Accra, no Gana, depois de o matrimónio ter causado uma onda de indignação no país africano. A mãe da menor também está a receber apoio da polícia.

A cerimónia aconteceu no sábado e contou com a presença de dezenas de membros da comunidade Nungua. O homem, que comanda uma seita, escolheu a menina quando a criança tinha apenas 6 anos.

A criança deveria depois participar numa outra cerimónia, para ser purificada e capacitada para cumprir as suas responsabilidades enquanto mulher do padre 'Gborbu Wulomo'. No entanto, antes da realização desta cerimónia, as autoridades ganesas localizaram e assumiram a custódia da menina, escreve o Extra.

Há quem chegue a pedir que o padre seja preso. "A lei diz que é ilegal casar-se com uma menina de 12 anos", escreveu no Facebook o diretor executivo da African Education Watch, Kofi Asare.

A idade mínima para casar no Gana é de 18 anos. Apesar de que a prevalência do casamento infantil estar a descer, ainda existe no país.

Durante o casamento, a menina foi aconselhada a vestir-se de forma provocante para o seu novo marido e a utilizar os perfumes que os convidados lhe ofereceram, para aumentar o seu 'sex appeal'.

Leia Também: Padre de 63 anos casa com menina de 12 e gera polémica no Gana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório