Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Cabras tibetanas clonadas com a mesma técnica da Dolly

Projeto visa preservar a espécie, que vive na província de Qinghai, no noroeste da China.

Cabras tibetanas clonadas com a mesma técnica da Dolly
Notícias ao Minuto

13:36 - 02/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Clonagem

A China anunciou a clonagem de cabras tibetanas para preservar a espécie, que vive na província de Qinghai e que é um importante recurso económico para a região do noroeste do país, devido à produção de lã.

No processo de clonagem, os investigadores chineses usaram a mesma técnica que deu origem à ovelha Dolly, o primeiro animal clonado do mundo, há cerca de 30 anos, na Escócia.

A informação foi divulgada no final de fevereiro e agora reproduzida por meios de comunicação social internacionais. De acordo com a agência ENEX, três caprinos machos e uma fêmea foram utilizados como doadores de células para criar os embriões clonados, que foram transferidos para outra cabra doadora para gestação, dando origem, para já, a duas cabras tibetanas clonadas.

Uma das cabras clonadas nasceu com 3,4 kg e é saudável. Sobre a outra não há informação.

Recorde-se que, antes das clonagem das cabras tibetanas, conhecidas também por cabras de Caxemira, os cientistas chineses clonaram também, com a mesma técnica, um macaco Rhesus, com semelhanças anatómicas e fisiológicas aos humanos e que, por essa razão, tem um grande potencial para investigações na área da saúde.

Leia Também: Cólera? Milhares de crianças em risco em Moçambique, Zimbabué e Maláui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório