Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Sobe para cinco o número de mortos devido a suplementos no Japão

"Lamentamos profundamente", disse a empresa farmacêutica responsável.

Sobe para cinco o número de mortos devido a suplementos no Japão
Notícias ao Minuto

10:26 - 29/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Aumentou para cinco o número de pessoas que morreu após uma marca japonesa de suplementos de saúde ter ordenado a recolha de vários produtos de arroz vermelho. Um balanço anterior desta semana dava conta de duas mortes.

O Ministério da Saúde do Japão publicou uma lista no seu website oficial de todos os produtos recolhidos - desta e de outras marcas -, incluindo alguns que usam benikoji como corante alimentar. A tutela acrescentou ainda que o número de mortes poderá aumentar.

Segundo a agência Associated Press, a Kobayashi Pharmaceutical Co., sediada em Osaka, foi criticada por não ter reconhecido publicamente de forma suficientemente rápida problemas conhecidos já em janeiro. O primeiro anúncio público aconteceu em 22 de março.

"Lamentamos profundamente", disse o presidente da farmacêutica, Akihiro Kobayashi, na sexta-feira, curvando-se durante um longo período de tempo para enfatizar o pedido de desculpas ao lado de três outros altos funcionários da empresa.

Segundo a empresa, 114 pessoas estão ainda a receber tratamento hospitalar após consumirem produtos da empresa, entre eles o Benikoji Choleste Help, destinado a reduzir o colesterol, contendo um ingrediente chamado benikoji, ou levedura de arroz vermelho. No início da semana, o número de mortes era de duas pessoas.

Estes suplementos podiam ser comprados em farmácias sem receita médica.

Dezenas de outros produtos que contêm benikoji, incluindo pasta de miso, biscoitos e molho de vinagre foram também retirados do mercado.

Leia Também: Japão. Dois mortos e 100 internados devido a suplemento de arroz vermelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório