Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Comandante lançou âncora para tentar evitar choque com ponte de Baltimore

A informação foi revelada pelas autoridades norte-americanas numa conferência de imprensa. Apesar da tentativa, foi impossível evitar a colisão com a ponte Francis Scott Key.

Comandante lançou âncora para tentar evitar choque com ponte de Baltimore
Notícias ao Minuto

15:56 - 28/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O comandante do navio que embateu na ponte Francis Scott Key de Baltimore, nos EUA, chegou a lançar a âncora para tentar evitar a colisão. A informação foi revelada pelas autoridades norte-americanas numa conferência de imprensa.

O primeiro e o segundo comandantes do navio vão ser entrevistados pelo National Transportation Safety Board (NTSB), esta quinta-feira, refere a Sky News. 

De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, os motores do navio tinham sido alvo de uma manutenção de rotina no porto de Baltimore. Ainda assim, o navio sofreu uma quebra de energia um minuto e três segundos antes do embate na estrutura.

Na quarta-feira, as autoridades anunciaram que a caixa negra do navio tinha sido encontrada. Os registos áudio permitiram perceber que foi efetuada uma chamada com um pedido de socorro, momentos antes de as autoridades terem suspendido a circulação em ambos os sentidos da ponte.

De recordar que, na quarta-feira, foram recuperados os dois primeiros corpos do rio Patapsco.  Os cadáveres estavam dentro de uma pick-up vermelha. As vítimas são o mexicano Alejandro Fernández Fuentes, de 35 anos, e o guatemalteco Dorlián Castillo Cabrera, de 26 anos, anunciou a Polícia de Maryland, em conferência de imprensa.

O embate entre o navio e a ponte ocorreu na terça-feira, pelas 01h30 (05h30 em Lisboa), tendo provocado o desmoronamento da infraestrutura. As autoridades norte-americanas reconheceram que a reconstrução da ponte de Baltimore "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial.

Leia Também: Navio que colidiu com ponte de Baltimore transportava químicos perigosos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório