Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Recuperados corpos de duas das vítimas do colapso da ponte de Baltimore

Os cadáveres das vítimas, de 26 e 35 anos, estavam dentro de uma pick-up vermelha.

Recuperados corpos de duas das vítimas do colapso da ponte de Baltimore
Notícias ao Minuto

22:36 - 27/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Os corpos de duas vítimas mortais do colapso da ponte de Baltimore foram, esta quarta-feira, recuperados do rio Patapsco, nos EUA. Os cadáveres estavam dentro de uma pick-up vermelha.

As vítimas são o mexicano Alejandro Fernández Fuentes, de 35 anos, e o guatemalteco Dorlián Castillo Cabrera, de 26 anos, anunciou a Polícia de Maryland, em conferência de imprensa. Estes são os primeiros corpos recuperados.

O chefe da polícia estadual, Roland Butler, explicou que os familiares das duas vítimas já foram informados.

Inicialmente foram dadas como desaparecidas oito pessoas. No entanto, duas chegaram a ser resgatadas com vida. Uma delas não sofreu ferimentos, enquanto outra permanece "em estado muito grave" no hospital.

De recordar que já tinham sido divulgadas as identidades de duas das vítimas mortais. A primeira vítima a ser identificada foi Miguel Luna, um mexicano de 49 anos e pai de seis filhos. Maynard Sandoval, de 37 anos, foi a segunda vítima a ser identificada. Sabe-se que o homem era pai de dois filhos.

Todos homens que morreram no acidente eram migrantes de "famílias humildes e de baixos rendimentos". Quanto às nacionalidades das seis vítimas, há dois mexicanos, dois guatemaltecos, um hondurenho e um salvadorenho, noticiou a agência Efe.

O embate entre o navio e a ponte ocorreu na terça-feira, pelas 01h30 (05h30 em Lisboa), tendo provocado o desmoronamento da infraestrutura.

As autoridades norte-americanas reconheceram hoje que a reconstrução da ponte de Baltimore "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial.

"Ainda não conhecemos totalmente o estado das partes da ponte que ainda estão de pé ou que têm infraestruturas sob a superfície da água, pelo que a reconstrução não será rápida, fácil ou barata, mas lá chegaremos", disse o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, em conferência de imprensa citada pela agência noticiosa Efe.

Na Casa Branca, após uma reunião com o Presidente norte-americano Joe Biden, Buttigieg fez-se acompanhar pelo vice-almirante Peter Gautier, vice-comandante das operações da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América.

O Departamento dos Transportes disse ter quatro prioridades: reabrir o porto, lidar com as perturbações da cadeia de abastecimento até à reabertura do porto, reconstruir a ponte e lidar com as implicações para os transportes terrestres até à conclusão da reconstrução.

O bloqueio do porto de Baltimore o nono maior dos EUA, deverá ter graves consequências económicas para a região.

[Notícia atualizada às 23h59]

Leia Também: Recuperada caixa negra do navio que embateu na ponte de Baltimore

Recomendados para si

;
Campo obrigatório