Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Irlanda poderá juntar-se à África do Sul no processo contra Israel

O vice-primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, assegurou hoje que existem argumentos legais para a Irlanda se unir ao caso apresentado pela África do Sul no Tribunal Penal Internacional contra Israel, pelo alegado genocídio da população palestiniana na Faixa de Gaza.

Irlanda poderá juntar-se à África do Sul no processo contra Israel
Notícias ao Minuto

23:45 - 27/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Martin indicou que vai informar hoje o conselho de ministros sobre uma "declaração de intervenção", redigida pelos juristas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que dirige,

O chefe da diplomacia irlandesa avançou que, em caso de ser autorizado pelos seus colegas, o Executivo de coligação entre democratas-cristãos centristas e verdes, vai "intervir oficialmente" naquele processo judicial.

Martin insistiu em que a situação na Faixa de Gaza é uma "catástrofe humana" e que a guerra está a provocar a morte de "um número incrível" de pessoas, ao mesmo tempo que acusou Israel de provocar "fome", ao impedir o acesso da ajuda humanitária.

A África do Sul apresentou em dezembro um caso contra Israel no TPI por condita genocida contra os palestinianos.

A primeira decisão do TPI, divulgada em janeiro, foi a de exigir as Israel que "tome todas as medidas para prevenir um genocídio".

Leia Também: EUA e Israel retomam negociações para reunião sobre operações em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório