Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA e Israel retomam negociações para reunião sobre operações em Gaza

Os Estados Unidos e Israel retomaram negociações para que autoridades israelitas visitem Washington e discutam possíveis operações militares em Gaza, depois do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ter cancelado uma viagem planeada para esta semana, divulgou hoje a Casa Branca.

EUA e Israel retomam negociações para reunião sobre operações em Gaza
Notícias ao Minuto

23:03 - 27/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Portanto, agora estamos a trabalhar com eles para encontrar uma data conveniente que obviamente funcione para ambos os lados", destacou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Ainda não foi finalizada nenhuma data e uma autoridade norte-americana, citada pela agência Associated Press (AP), referiu que o ministro dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, e o conselheiro de segurança nacional, Tzachi Hanegbi, estavam entre a delegação israelita prevista para visitar Washington.

Fonte israelita adiantou que a Casa Branca entrou em contacto com o objetivo de marcar uma nova reunião, enquanto o gabinete de Netanyahu frisou que o primeiro-ministro "não autorizou a partida da delegação para Washington".

O primeiro-ministro israelita cancelou a viagem esta semana após a votação da ONU para exigir um cessar-fogo em Gaza, enclave controlado pelo movimento islamita palestiniano Hamas, em que os EUA se abstiveram, ou seja, não a vetaram.

A deslocação a Washington, feita a pedido da administração dos Estados Unidos, destinava-se a ouvir as propostas norte-americanas de expansão da ajuda humanitária a Gaza e de alternativas a uma operação terrestre em Rafah.

Até agora, Israel rejeitou os apelos norte-americanos para cancelar a operação planeada numa zona repleta de civis deslocados.

Netanyahu acusou os Estados Unidos de recuarem de uma "posição de princípio" ao permitirem que a resolução fosse aprovada sem condicionar o cessar-fogo à libertação dos reféns detidos pelo Hamas.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, já estava em Washington quando Netanyahu cancelou a viagem de outras autoridades. Gallant reuniu-se com o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, o secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin. A operação em Gaza foi um dos muitos temas em discussão.

Netanyahu destacou hoje, durante um encontro com o senador norte-americano Rick Scott, que está de visita a Israel, que a sua decisão de cancelar a viagem tinha como objetivo transmitir uma mensagem ao Hamas de que a pressão internacional contra Israel não o levará a encerrar a guerra sem concessões do grupo militante.

O chefe do Governo israelita apontou ainda que a abstenção dos EUA na votação da ONU foi "muito, muito má" e "encorajou o Hamas a adotar uma linha dura e a acreditar que a pressão internacional impedirá Israel" de alcançar os seus objetivos de guerra.

O atual conflito foi desencadeado pelo ataque em solo israelita em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

Desde então, Israel tem em curso uma ofensiva no pequeno enclave palestiniano que provocou quase 32.500 mortos, segundo as autoridades locais controladas pelo Hamas.

Leia Também: Pelo menos 9 mortos em dois bombardeamentos israelitas no sul do Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório