Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Yellen critica China por "concorrência injusta que distorce preços"

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, classificou a produção crescente da China na energia solar, nos veículos elétricos e nas baterias de lítio, como "concorrência injusta, que distorce os preços globais".

Yellen critica China por "concorrência injusta que distorce preços"
Notícias ao Minuto

23:26 - 27/03/24 por Lusa

Economia EUA

Yellen, que está a planear uma segunda vigem à China enquanto responsável pelas finanças do governo do presidente Joe Biden, disse hoje que vai transmitir as suas opiniões ao seu homólogo chinês, em particular que a crescente produção chinesa de energia 'verde' também coloca riscos "para a produtividade e para o crescimento da economia chinesa".

Em consequência, anunciou que ia "pressionar" a contraparte chinesa "para tomar os passos necessários para resolver o assunto".

A China é o operador dominante em baterias para os veículos elétricos e tem uma indústria automóvel em forte expansão, que pode desafiar os produtores estabelecidos à medida que se internacionaliza.

A Agência Internacional de Energia, uma organização intergovernamental baseada em Paris, apontou que em 2023 a China representou cerca de 60% das vendas globais de carros elétricos.

Leia Também: EUA e Israel retomam negociações para reunião sobre operações em Gaza

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório