Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Bolsonaro tem até hoje para explicar a Moraes ida à embaixada da Hungria

Até à noite de terça-feira, a defesa de Jair Bolsonaro ainda não se tinha manifestado ao Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro tem até hoje para explicar a Moraes ida à embaixada da Hungria
Notícias ao Minuto

11:28 - 27/03/24 por Marta Amorim

Mundo Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem até esta quarta-feira, dia 27, para explicar ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes o motivo de ter passado duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília.

Segundo o Isto É, na segunda-feira, dia 25, o magistrado estipulou o prazo de 48 horas para que Bolsonaro apresentasse explicações.

Até à noite de terça-feira, a defesa de Jair Bolsonaro ainda não se tinha manifestado junto do Supremo Tribunal Federal.

Afinal, o que está em causa?

Em fevereiro, Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria após ter o seu passaporte apreendido, segundo revelou o jornal americano The New York Times. A pernoita ocorreu logo após a sua casa ter sido alvo de buscas numa operação que investigava a organização responsável por uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência após a derrota nas eleições de 2022.

Na prática, pelo direito internacional, como as embaixadas são áreas invioláveis, Bolsonaro só poderia ser detido numa nova operação, com o consentimento do governo húngaro.

"Porventura, dormir na embaixada, conversar com embaixador... tem algum crime nisso?". O ex-presidente fez o comentário ao sair de um evento em homenagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal, no Centro da capital paulista, na noite desta segunda-feira.

"Tenha santa paciência, deixa de perseguir, pessoal, quer perguntar da baleia? Da Marielle Franco? Eu passei seis anos a ser acusado de ter matado a Marielle Franco. Vamos falar dos móveis do [Palácio da] Alvorada?", atirou ainda, citado pelo g1. 

"É crime dormir na embaixada?". Bolsonaro tem 48 horas para explicar

Em fevereiro, Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria após ter o seu passaporte apreendido.

Notícias ao Minuto | 11:35 - 26/03/2024

Leia Também: Brasil convoca embaixador húngaro devido à estadia de Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório