Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

China felicita Faye por vitória nas presidenciais no Senegal

A China felicitou hoje o político da oposição Bassirou Diomaye Faye pela vitória nas eleições presidenciais de domingo no Senegal e disse querer reforçar os laços entre os dois países.

China felicita Faye por vitória nas presidenciais no Senegal
Notícias ao Minuto

10:51 - 27/03/24 por Lusa

Mundo Senegal

Pequim "deseja trabalhar com o novo Governo do Senegal para reforçar a confiança política mútua" e promover "o desenvolvimento contínuo das relações bilaterais", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Lin Jian.

"A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações entre a China e o Senegal", acrescentou.

"Estamos satisfeitos por ver que as eleições presidenciais no Senegal decorreram de forma calma e ordeira", sublinhou o porta-voz.

Bassirou Diomaye Faye, 44 anos, vai tornar-se o quinto e mais jovem presidente do país da África Ocidental, que tem 18 milhões de habitantes, depois de o seu principal adversário ter reconhecido a sua vitória na primeira volta das eleições presidenciais, no que equivale a um terramoto político.

Trata-se da primeira vez em 12 eleições presidenciais por sufrágio universal que um candidato da oposição vence à primeira volta.

Faye, libertado da prisão há apenas dez dias, apresentou-se como a "escolha da rutura".

Na sua primeira aparição pública desde que anunciou a vitória, também prometeu que o seu país continuaria a ser "o aliado seguro e fiável" de qualquer parceiro estrangeiro "que se empenhe connosco numa cooperação virtuosa, respeitosa e mutuamente produtiva".

Leia Também: "Brilhante vitória". Chefe de Estado cabo-verdiano felicita Diomaye Faye

Recomendados para si

;
Campo obrigatório