Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Pelo menos 42 pessoas mortas em confrontos comunitários no leste do Chade

Pelo menos 42 pessoas foram mortas nos confrontos entre membros de duas comunidades na província de Ouaddaï, no leste do Chade, informaram hoje os meios de comunicação locais citando um comunicado do Governo. 

Pelo menos 42 pessoas mortas em confrontos comunitários no leste do Chade
Notícias ao Minuto

14:45 - 21/03/24 por Lusa

Mundo Chade

"O conflito causou até agora 42 mortos e a maior parte da aldeia foi incendiada por homens armados. Foram detidas 175 pessoas diretamente envolvidas no local do crime", declarou o Ministério da Segurança Pública do Chade no comunicado.

As autoridades não especificaram a data dos acontecimentos, que ocorreram na aldeia de Tileguey, onde o ministro da Segurança Pública, Mahamat Charfadine Margui, se deslocou com uma delegação de alto nível.

"Todos os implicados nestes assassínios em massa serão levados à justiça", afirmou o ministro, ordenando ainda que "a aldeia seja protegida e que as pessoas que perderam tudo sejam devidamente tratadas".

A violência intercomunitária é frequente no Chade, sobretudo no sul e no leste do país, onde muitos habitantes estão armados.

Os confrontos entre agricultores e pastores em disputas de terras são frequentes no país - sendo um dos conflitos mais antigos na região do Sahel - , mas foram agravados nos últimos anos pela invasão do deserto, a crise climática e a diminuição de terras adequadas para o cultivo e a alimentação do gado.

Segundo um relatório do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), os confrontos intercomunitários no país fizeram mais de 500 mortos, 600 feridos e mais de 7.000 deslocados em 2022. 

Leia Também: Chade disposto a colaborar na força internacional de segurança no Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório