Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Chade disposto a colaborar na força internacional de segurança no Haiti

As autoridades de transição do Chade mostraram hoje disponibilidade para se juntarem à força internacional liderada pelo Quénia, que será em breve enviada para o Haiti, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros chadiano.

Chade disposto a colaborar na força internacional de segurança no Haiti
Notícias ao Minuto

16:02 - 18/03/24 por Lusa

Mundo Chade

Uma crise humanitária e de segurança, resultado de uma vaga de violência, assola a capital do Haiti, Port-au-Prince, há meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, Mahamat Saleh Annadif, declarou que as autoridades do país foram contactadas pelo Governo queniano, tendo manifestado disponibilidade para enviar elementos da polícia chadiana para o Haiti.

Em declarações ao portal de notícias chadiano Alwihda, Annadif sublinhou que "o número [de polícias a destacar] e as modalidades do destacamento serão definidos mais tarde", sem dar mais pormenores sobre as conversações com o Quénia.

O presidente do Quénia, William Ruto, prometeu aos Estados Unidos, na semana passada, que Nairóbi liderará a Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti assim que as autoridades de transição forem estabelecidas naquele país, após a renúncia do primeiro-ministro, Ariel Henry.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o envio de uma força internacional de segurança para o Haiti, numa decisão solicitada pelo próprio Governo haitiano, numa tentativa de travar a violência no país.

O Governo do Haiti prolongou hoje por mais três dias o recolher obrigatório para restabelecer a ordem e recuperar o controlo da situação no departamento Oeste, incluindo na capital, Port-au-Prince.

Leia Também: Perto de mil casos de hepatite E em campos de refugiados no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório