Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Chefe da Mossad abandona Doha enquanto negociações com Hamas continuam

O chefe dos serviços secretos israelitas abandonou Doha, mas as negociações sobre o cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns prosseguem, disse hoje a diplomacia do Qatar.

Chefe da Mossad abandona Doha enquanto negociações com Hamas continuam
Notícias ao Minuto

11:56 - 19/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O chefe da Mossad, David Barnea, "deixou Doha", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Majed al-Ansari, numa conferência de imprensa, acrescentando que "as equipas técnicas" continuam reunidas.

David Barnea deveria encontrar-se com o primeiro-ministro do Qatar e com responsáveis egípcios nestas conversações, as primeiras desde o fracasso da semana passada visto que os mediadores não conseguiram garantir uma trégua antes do início do Ramadão, o mês sagrado muçulmano.

As equipas técnicas estão atualmente a analisar os detalhes de um potencial acordo, depois de os principais negociadores terem discutido as "questões principais", disse Ansari.

"Estamos na fase em que esperamos que seja apresentada uma contraproposta ao Hamas. Esta não é a fase final do processo", disse Ansari.

"Não creio que possamos dizer que estamos perto de um acordo. Estamos cautelosamente otimistas porque as negociações foram retomadas, mas é demasiado cedo para anunciar um êxito", acrescentou.

Na segunda-feira, um responsável do Hamas afirmou que o movimento aceitaria uma retirada parcial de Israel antes da troca de prisioneiros, atenuando as anteriores exigências de uma retirada total.

Leia Também: ONU admite que bloqueio de ajuda a Gaza pode ser crime de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório