Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

ONU admite que bloqueio de ajuda a Gaza pode ser crime de guerra

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos defendeu hoje que Israel tem obrigação de evitar a fome iminente na Faixa de Gaza e alertou que o bloqueio e a ofensiva militar "podem equivaler ao uso da fome como arma de guerra".

ONU admite que bloqueio de ajuda a Gaza pode ser crime de guerra
Notícias ao Minuto

11:53 - 19/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

A manutenção deste tipo de retaliação contra o território palestiniano, que está a aumentar a crise humanitária, seria, portanto, "um crime de guerra", afirmou Volker Turk.

O alto-comissário atribuiu diretamente a catástrofe alimentar na Faixa a decisões políticas e militares adotadas pelas autoridades israelitas e que vão desde o bloqueio da ajuda à deslocação massiva da população, passando pela destruição de infraestruturas civis "cruciais".

"Israel, como potência ocupante, tem a obrigação de garantir o fornecimento de alimentos e cuidados médicos à população, de acordo com as suas necessidades, e facilitar o trabalho das organizações humanitárias na prestação de assistência", sublinhou Volker Turk, em comunicado.

Na segunda-feira, um relatório realizado por um grupo de organizações internacionais e instituições de ajuda humanitária conhecido como Iniciativa Integrada de Classificação da Fase de Segurança Alimentar (IPC) anunciou que um em cada dois habitantes da Faixa de Gaza vive uma situação alimentar catastrófica.

Segundo a análise, mais de 1,1 milhões de habitantes de Gaza enfrentam "uma situação de fome catastrófica", o que constitui "o número mais elevado alguma vez registado" pela ONU, sendo que o cenário ameaça espalhar-se por todo o enclave, colocando 2,2 milhões de palestinianos na mais ampla e grave crise alimentar do mundo.

Turk lamentou que, apesar dos repetidos avisos, a situação não tenha melhorado.

"Esta catástrofe é obra humana e é completamente evitável", afirmou.

Por isso, o alto-comissário das Nações Unidas apelou a todas as partes, especialmente aos atores "com influência", a "insistir com Israel" para que facilite a entrada de ajuda humanitária e garanta a recuperação dos serviços básicos.

Além disso, considerou igualmente necessário "um cessar-fogo imediato", assim como a "libertação incondicional" de todos os reféns ainda detidos em Gaza desde os ataques realizados pelo Hamas em 07 de outubro.

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Em retaliação, Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas mais de 31 mil pessoas, maioritariamente civis.

A ofensiva israelita também tem destruído a maioria das infraestruturas de Gaza e perto de dois milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas.

Leia Também: Israel: Toda a população de Gaza sofre de "insegurança alimentar grave"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório