Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

"Qualquer votação era importante. Putin também ganhou no estrangeiro"

As palavras são do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que deu conta ainda que "os resultados variam geograficamente mas, no geral, Putin também venceu".

"Qualquer votação era importante. Putin também ganhou no estrangeiro"
Notícias ao Minuto

11:13 - 19/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Dmitry Peskov

Os resultados da votação nas eleições presidenciais russas arrecadados das assembleias de voto no exterior mostram a vitória de Vladimir Putin, revelou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"Qualquer votação era importante. Vemos que Putin também ganhou no estrangeiro", afirmou, citado pela Tass, sobre a votação em assembleias de voto fora da Rússia.

Segundo Peskov, "os resultados variam geograficamente". "Mas, no geral, Putin também venceu [no estrangeiro]", sublinhou, acrescentando que estes locais de votação contribuíram para a vitória final de Putin "com um resultado sem precedentes".

Questionado pelos jornalistas sobre o motivos que levaram a maioria dos russos a votar no presidente em exercício, o porta-voz do Kremlin respondeu: "O próprio Putin respondeu isso na noite da votação".

De recordar que a Comissão Eleitoral Central da Rússia informou, na segunda-feira, que, com quase 100% de todos os distritos eleitorais contados, Putin obteve 87,29% dos votos nas eleições presidenciais, que começaram na sexta-feira e terminaram no domingo.

A chefe da comissão, Ella Pamfilova, disse que quase 76 milhões de eleitores votaram em Putin, o maior número de votos de todos os tempos. 

Com estes resultados, Putin obtém a sua maior vitória eleitoral desde que chegou ao poder em 2000, apesar da guerra na Ucrânia e das sanções económicas do Ocidente.

A eleição deverá mantê-lo no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.

Leia Também: Putin vai visitar a China em maio para conversações com Xi Jinping

Recomendados para si

;
Campo obrigatório