Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Putin vai visitar a China em maio para conversações com Xi Jinping

A informação foi avançada à Reuters por cinco fontes familiarizadas com o assunto.

Putin vai visitar a China em maio para conversações com Xi Jinping
Notícias ao Minuto

10:03 - 19/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo rússia/china

O presidente russo, Vladimir Putin, vai viajar até à China em maio para conversações com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, naquela que poderá ser a primeira viagem do líder do Kremlin ao exterior no seu novo mandato presidencial.

A informação foi avançada à Reuters por cinco fontes familiarizadas com o assunto. "Putin visitará a China", revelou uma das fontes, tendo os detalhes sido confirmados de forma independente por quatro outras fontes, que também falaram sob condição de anonimato.

Uma das fontes adiantou que a viagem de Putin à China ocorreria provavelmente na segunda quinzena de maio e outras duas que a visita de Putin aconteceria antes da viagem planejada de Xi à Europa.

O Kremlin não quis comentar e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Recorde-se que a China tem reforçado os seus laços comerciais e militares com a Rússia nos últimos anos, à medida que os Estados Unidos e os seus aliados impuseram sanções contra ambos os países, especialmente Moscovo, pela invasão da Ucrânia. Os dois países declararam uma parceria "sem limites" em fevereiro de 2022, quando Putin visitou Pequim poucos dias antes da invasão.

A reeleição de Putin como presidente russo, no fim de semana, levou os governos ocidentais a condená-la e a considerá-la de injusta e antidemocrática. No entanto, a China, a Índia e a Coreia do Norte felicitaram o líder veterano por prolongar o seu governo por mais seis anos, destacando as falhas geopolíticas que se alargaram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

Aos repórteres, no domingo, Putin destacou que a Rússia e a China partilham uma perspectiva global semelhante, desfrutam de relações resilientes, em parte devido às boas relações pessoais de Putin e Xi, e que Moscovo e Pequim desenvolverão ainda mais laços nos próximos anos.

Leia Também: China avisa EUA que "não têm direito de intervir" com as Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório