Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Bloqueio russo de GPS nas fronteiras da NATO cria "atmosfera de ameaça"

O alerta é das autoridades ocidentais, que revelam ainda que a "prática russa afetou, e provavelmente continuará a afetar, negativamente a avião civil na região".

Bloqueio russo de GPS nas fronteiras da NATO cria "atmosfera de ameaça"
Notícias ao Minuto

19:19 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Autoridades

A interferência russa nos sinais de GPS ao longo das fronteiras da NATO com a Rússia – muitas vezes concentrada em locais estratégicos sensíveis – pretende criar uma "sensação de desamparo" nas sociedades ocidentais, revelaram as autoridades.

Além disso, a tendência tem alarmado os governos ocidentais, as autoridades de transportes e os militares nos últimos dois anos, à medida que Moscovo avança a guerra contra a Ucrânia e entra cada vez mais em confronto com a NATO.

"Esta prática russa afetou, e provavelmente continuará a afetar, negativamente a avião civil na região", referiu um porta-voz do Ministério da Defesa da Lituânia à revista Newsweek, sugerindo que a situação permanecerá a longo prazo.

Um funcionário do Ministério da Defesa polaco acrescentou ainda: "Deve ser lembrado que a guerra na nossa fronteira oriental mudou radicalmente o sistema de segurança internacional, também na infosfera, onde os elementos da influência híbrida da Rússia são mais visíveis". 

"Criar uma atmosfera de ameaça e um sentimento de desamparo na sociedade é, sem dúvida, um dos objetivos que a Rússia persegue", afirmou.

A Rússia tem interferido nos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), dos quais o GPS é vital, usado pelas autoridades de transporte, pela indústria e por centenas de milhões de pessoas diariamente. Os ataques podem interromper totalmente os sinais ou fazer com que os utilizadores – entre eles aviões civis – pareçam estar no lugar errado.

Os militares também utilizam a interferência GNSS como medida defensiva, empregando plataformas de guerra eletrónica para bloquear e falsificar sinais em locais sensíveis para perturbar a recolha de informações e sistemas de navegação de armas como mísseis e drones. Tanto as cidades russas próximas da Ucrânia como as cidades israelitas ao alcance da Faixa de Gaza, por exemplo, sofrem regularmente interferências de GPS.

"Parte dela é usada para proteção das forças armadas. As forças armadas russas têm um amplo espectro de equipamento militar dedicado à interferência GNSS, incluindo interferência e falsificação, em distâncias, durações e intensidades variadas", frisou o oficial lituano, sobre a recente interferência na região do Báltico. 

O funcionário do Ministério da Defesa da Lituânia acredita ainda que o enclave russo de Kaliningrado – o pequeno posto avançado estratégico russo que fica na costa do Mar Báltico – seja um centro essencial para o bloqueio do sinal face à sua importante localização militar russa.

Leia Também: Macron sobre tropas à Ucrânia? "Declarações são extremamente perigosas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório