Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Migrações e críticas à extrema-direita marcam congresso do PPE

O debate sobre a gestão migratória na União Europeia e a oposição à extrema-direita marcará o congresso do Partido Popular Europeu, iniciado hoje em Bucareste, com vozes contra a posição comum que apela a mudanças no sistema de asilo.

Migrações e críticas à extrema-direita marcam congresso do PPE
Notícias ao Minuto

13:36 - 06/03/24 por Lusa

Mundo Migrações

Falando com a Lusa e outros meios europeus numa antevisão do congresso do Partido Popular Europeu (PPE), que irá decorrer até quinta-feira na capital romena, um alto funcionário do grupo político de centro-direita admitiu que as migrações "representam desafios", que obrigam a encontrar "pontos comuns" entre os diferentes partidos e os diferentes países.

Embora admitindo desavenças internas sobre a posição comum do PPE, já que "um país do sul da Europa olha para as migrações de uma forma diferente de outro país do norte", o mesmo responsável salientou que "o consenso" encontrado está refletido no manifesto da bancada que será votado hoje à tarde, após ter sido aprovado na assembleia política do grupo político.

E um dia antes da escolha de Ursula von der Leyen, atual presidente da Comissão Europeia, para 'Spitzenkandidat' (cabeça de lista) do PPE para as eleições europeias de junho, o mesmo alto funcionário assegurou que a responsável "está de acordo" com o documento.

O manifesto eleitoral do PPE para as eleições europeias de junho defende que a União Europeia (UE) deve "proteger as suas fronteiras contra a migração ilegal", propondo uma "mudança fundamental no direito de asilo europeu".

"Estamos empenhados no direito fundamental ao asilo, mas a UE, juntamente com os seus Estados-membros, deve ter o direito de decidir a quem e onde é concedido. Celebraremos acordos com países terceiros para garantir que os requerentes de asilo também possam receber proteção de uma forma civilizada e segura e queremos implementar o conceito de países terceiros seguros [para que] qualquer pessoa que solicite asilo na UE possa também ser transferida para um país terceiro seguro e aí submeter-se ao processo de asilo", é proposto no documento.

"No caso de um resultado positivo, o país terceiro seguro concederá proteção ao requerente no local", acrescenta o texto.

Defendendo um "controlo da migração em conformidade com o direito internacional e no respeito dos direitos fundamentais", o PPE propõe ainda transformar a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) numa "verdadeira guarda europeia de fronteiras e costeira", triplicando para 30 mil pessoas o número de funcionários do organismo e dotando-o de poderes de execução e de um orçamento mais elevado.

De acordo com o alto funcionário do PPE ouvido pela Lusa, a recusa de acordos com partidos de extrema-direita pós-eleições também vai marcar este congresso.

"Os partidos que fazem parte do PPE têm sido uma barreira para a extrema-direita", referiu.

Isso mesmo está expresso no manifesto que será votado hoje, no qual se defende que, "apesar da recusa total da extrema-direita em empenhar-se de forma construtiva na redução da migração e da relutância da esquerda em reduzir a migração ilegal, as prioridades [do PPE] são claras".

"Para começar, temos de garantir fronteiras externas mais fortes, com um controlo melhor e mais rigoroso das chegadas irregulares. A entrada nas fronteiras externas da UE deve ser controlada eletronicamente de uma forma abrangente", adianta o documento.

Na antevisão do evento, o alto funcionário do PPE salientou ainda que o grupo político de centro-direita conta atualmente "com 12 primeiros-ministros" representados no congresso, esperando que "talvez cresça para 13 depois do próximo domingo", numa alusão às eleições legislativas portuguesas.

+++ A Lusa viajou a convite do PPE +++

Leia Também: PPE reunido "contra extremistas" na UE e orgulhoso por lideranças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório