Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 27º

Tribunal internacional emite mandados de captura contra oficiais russos

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje mandados de captura para dois oficiais de alta patente russos acusados de ataques a infraestruturas civis na Ucrânia.

Tribunal internacional emite mandados de captura contra oficiais russos
Notícias ao Minuto

14:36 - 05/03/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Trata-se do tenente-general Sergei Ivanovich Kobylash, que era comandante da Aviação de Longo Alcance da Força Aeroespacial na altura dos alegados crimes, e do almirante Viktor Kinolayevich Sokolov, que comandava da Frota do Mar Negro.

São procurados pelo crime de guerra de dirigir ataques contra objetos civis e causar danos incidentais excessivos a civis ou danos a objetos civis, e pelo crime contra a humanidade por atos desumanos.

Segundo o tribunal, há "motivos razoáveis para acreditar" que os dois são responsáveis por "ataques com mísseis realizados pelas forças sob seu comando contra a infraestrutura elétrica ucraniana".

Os crimes de que são acusados terão sido cometidos de 10 de outubro de 2022 até pelo menos 09 de março de 2023, disse o TPI, segundo a agência norte-americana AP.

"Durante este período, houve uma suposta campanha de ataques contra várias unidades de energia elétrica e subestações, que foram realizadas pelas forças armadas russas em vários locais na Ucrânia", acrescentou o tribunal.

É a segunda vez que o TPI anuncia publicamente mandados de detenção relacionados com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, iniciada por Moscovo em 24 de fevereiro de 2022.

Em março de 2023, o tribunal com sede em Haia emitiu um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, acusando-o de responsabilidade pessoal pelos raptos de crianças na Ucrânia.

Leia Também: Forças ucranianas continuam a atingir alvos na região russa de Belgorod

Recomendados para si

;
Campo obrigatório