Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

EUA. Fraca participação em eleições iranianas é sinal de descontentamento

Os EUA afirmaram hoje que a fraca participação nas eleições legislativas no Irão não era surpreendente e constituía um novo sinal do "descontentamento" na República Islâmica.

EUA. Fraca participação em eleições iranianas é sinal de descontentamento
Notícias ao Minuto

00:00 - 05/03/24 por Lusa

Mundo Matthew Miller

"Não penso que haja dúvidas sobre o facto de existir descontentamento face ao regime", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, aos jornalistas.

"Não esperávamos que estas eleições fossem livres e justas, e pensamos que numerosos eleitores iranianos estimam o mesmo, portanto não nos surpreende que tenham escolhido não votar", acrescentou.

Os conservadores no podre no Irão ganharam sem surpresa as eleições legislativas hoje realizadas, marcadas por uma abstenção recorde desde o início da República Islâmica, em 1979.

Quatro dias depois do escrutínio, o Ministério do Interior anunciou que "25 milhões" de iranianos, ou seja, "41%" dos 61 milhões de eleitores tinham votado.

Segundo, Matthew Miller, os EUA não têm estimativas próprias, mas salientou que "as afirmações das autoridades iranianas sobre participação eleitoral não costumam ser fiáveis".

Leia Também: Partilhou informações confidenciais sobre a guerra em site de encontros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório