Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Vulcão La Cumbre entra novamente em erupção e coloca Fernandina em alerta

Apesar de não ser habitada, território das ilhas Galápagos, no Esquador, é visitado por turistas e o lar de diversas espécies de animais.

Notícias ao Minuto

12:24 - 04/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Equador

O vulcão La Cumbre, localizado na ilha de Fernandina, nas Galápagos, Equador, voltou a entrar em erupção na noite de sábado, 3 de março, revelou, no domingo, o ministério do Ambiente, Águas e Transição Ecológica (Maate) do país.

Apesar da ilha não ser habitada, a direção do Parque Nacional das Galápagos, segundo a CNN Brasil, decidiu colocá-la em alerta, uma vez que a ilha é o lar de uma série de espécies, como iguanas, e a lava está a cair em direção ao mar.

As autoridades estão a monitorizar agora situação, de forma a registar alterações no ecossistema, uma vez que, como lembram as autoridades locais, “as erupções fazem parte do ciclo natural das ilhas e influenciam a ecologia e a biodiversidade”.

Assegura o Maate, a erupção não representa uma ameaça para o turismo, uma vez que nenhuma das zonas às quais os visitantes podem ter acesso foi encerrada.

Não se sabe quanto tempo é que o fenómeno vai durar. Contudo, de acordo com o Instituto Geofísico do Equador esta é a maior erupção do La Cumbre desde 2017. O vulcão, que é um dos mais ativos das ilhas Galápagos, já entrou em erupção quatro vezes em oito anos. O último registo remonta a janeiro de 2020.

Leia Também: Vulcão no México entra em erupção e afeta vida quotidiana. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório