Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Rússia convoca o embaixador alemão em Moscovo

O embaixador alemão em Moscovo foi convocado hoje para se apresentar no ministério dos Negócios Estrangeiros russo, após uma conversa entre oficiais militares alemães sobre a entrega de armas à Ucrânia ter sido divulgada na Rússia.

Rússia convoca o embaixador alemão em Moscovo
Notícias ao Minuto

09:11 - 04/03/24 por Lusa

Mundo Guerra

O embaixador alemão em Moscovo, Alexander Graf Lambsdorff, chegou hoje de manhã ao ministério russo e não falou com os jornalistas, segundo as agências de notícias russas.

Uma gravação de áudio de uma reunião por videoconferência de oficiais militares alemães de alto escalão foi divulgada nas redes sociais da Rússia na sexta-feira.

A emissora estatal russa RT (antiga "Russia Today") acabou por divulgar ainda na sexta-feira a gravação áudio de 30 minutos dos oficias militares alemães.

Nesta conversa, os participantes discutem em particular a hipótese da entrega de mísseis de longo alcance Taurus de fabricação alemã a Kiev.

No sábado, Berlim confirmou que a gravação era autêntica e que havia sido "intercetada".

Neste mesmo dia, o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou que a Alemanha está a conduzir uma investigação aprofundada sobre uma fuga de informação de oficiais que discutiram assuntos confidenciais relacionados com a guerra na Ucrânia.

"Trata-se de um assunto muito sério e é por isso que está a ser investigado com muito cuidado, muito minuciosamente e muito rapidamente", afirmou Scholz durante uma visita a Roma.

O seu conteúdo é muito embaraçoso para a Alemanha porque Berlim recusa oficialmente entregar mísseis Taurus a Kiev, argumentando um risco de escalada do conflito.

Em Moscovo, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, já pediu publicamente à sua homóloga alemã, Annalena Baerbock, uma explicação para o conteúdo do áudio,

Por sua vez, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, acusou no domingo o Presidente russo, Vladimir Putin, de tentar "desestabilizar" o país com esta gravação.

Leia Também: Vídeo com oficiais? Alemanha acusa Rússia de tentar desestabilizar o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório