Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Shehbaz Sharif eleito primeiro-ministro do Paquistão

Shehbaz Sharif foi hoje eleito primeiro-ministro do Paquistão pela Assembleia Nacional após as últimas eleições legislativas, cujo resultado foi contestado pelos apoiantes do principal rival, Imran Khan.

Shehbaz Sharif eleito primeiro-ministro do  Paquistão
Notícias ao Minuto

10:43 - 03/03/24 por Lusa

Mundo Paquistão

Já chefe de Governo de abril de 2022 a agosto de 2023, Shehbaz Sharif, de 72 anos, foi eleito com 201 votos contra 92 de Omar Ayub Khan, o candidato apoiado pelo ex-primeiro-ministro Imran Khan, três semanas depois das eleições de 08 de fevereiro, manchadas por fortes suspeita de fraude.

Preso desde agosto e condenado a penas pesadas, Imran Khan afirma que a votação foi uma "fraude descarada" apoiada pelo poderoso exército, para impedir o regresso do seu partido ao poder.

Para regressar ao poder, Shehbaz Sharif e o seu partido, a Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), tiveram de concluir um acordo de coligação com o rival histórico, o Partido Popular do Paquistão (PPP) de Bilawal Bhutto Zardari, e vários outros pequenos partidos.

Em troca, o ex-presidente Asif Ali Zardari (2008-2013), marido da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto e pai de Bilawal, foi nomeado pelo PPP como candidato presidencial conjunto.

A sessão parlamentar de hoje foi tempestuosa e marcada por trocas de injúrias com apoiantes do muito popular Imran Khan, que precedeu Shehbaz Sharif como primeiro-ministro entre 2018 e 2022, antes de ser deposto por uma moção de censura.

Irmão mais novo de Nawaz Sharif, que foi primeiro-ministro três vezes, Shehbaz Sharif deve tomar posse na segunda-feira para um mandato de cinco anos.

No entanto, nenhum primeiro-ministro do Paquistão completou uma legislatura.

Leia Também: Novos deputados do parlamento do Paquistão prestaram juramento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório