Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Coreia do Sul despede-se de Fu Bao, a 1.ª panda gigante nascida no país

Fu Bao, que significa tesouro da sorte, nasceu em julho de 2020 na Coreia do Sul. Agora irá para uma nova aventura, na China.

Notícias ao Minuto

08:50 - 03/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Coreia do Sul

Milhares de pessoas deslocaram-se ao Jardim Zoológico Everland, no domingo, para se despedirem de Fu Bao, a primeira panda fêmea gigante nascida no país, que irá para a China. 

Segundo a agência de notícias Reuters, Fu Bao, que significa tesouro da sorte, nasceu em julho de 2020 naquele zoológico, localizado a sul de Seul, e desde então atraiu milhares de visitantes.

Segue-se agora uma nova aventura na província chinesa de Sichuan, para onde será levada depois de cumprir um mês em quarentena. 

"Estive mentalmente doente há três anos, mas Fu Bao ajudou-me a ultrapassar a situação e trouxe-me muito conforto", disse Kim Min-ji, um visitante de 31 anos.

"É triste dizer adeus, mas temos de a deixar partir. Desejo que ela vá em segurança e que seja feliz", acrescentou, citado pela Reuters.

Já Jo Ah-hyeon, de 24 anos, disse que esperou mais de quatro horas para ver Fu Bao. "Esta é a nossa última oportunidade, nunca se sabe quando a voltaremos a ver, por isso tive de vir", disse. 

A despedida mais emotiva será com o seu tratador, Kang Cher-won, que esteve com a panda desde o início. "Fu Bao é uma amiga que desempenhou muitos papéis. Ela foi a minha primeira cria de panda e o meu coração está cheio de memórias dela que nunca esquecerei durante toda a minha vida", contou.

Fu Bao é filha da fêmea Ai Bao, de 10 anos, e do macho Le Bao, de 11 anos, que chegaram da província de Sichuan, em 2016, como parte da "diplomacia panda" da China. 

Pode ver, na galeria acima, imagens da amorosa Fu Bao.

Leia Também: Família de pandas dizem 'adiós' a Madrid e regressam a casa na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório