Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Família de pandas dizem 'adiós' a Madrid e regressam a casa na China

Cada panda viaja na sua própria jaula - feita de aço inoxidável reforçado, personalizada com cada nome e fotografia.

Notícias ao Minuto

08:48 - 01/03/24 por Daniela Carrilho

Mundo Pandas

A estadia no Jardim Zoológico de Madrid, em Espanha, acabou para uma família de cinco pandas gigantes que regressou, na quinta-feira, à Base de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, no sudoeste da China.

Hua Zui Ba, de 20 anos, e Bing Xing, de 23, viviam em Madrid desde 2007. Na última década tiveram três crias - Chulina, de sete anos, e os gémeos You You e Jiu Jiu, com dois, reporta a agência Reuters.

O casal de pandas participou num "longo projeto de conservação" em Madrid, de acordo com o parque animal.

A família foi colocada em jaulas especialmente construídas para cada um, às quais se têm vindo a adaptar ao longo de meses como parte da sua rotina diária.

Cada panda viaja na sua própria jaula - feita de aço inoxidável reforçado, personalizada com cada nome e fotografia - conforme pode ver nas imagens acima.

O 'kit' alimentar de viagem da família inclui 100 kg de bambu, 60 litros de água e vários quilos de maçãs, que é, nada mais nada menos, o fruto preferido.

Os pandas foram levados para o aeroporto em dois camiões, sob escolta policial, tendo de seguida embarcado num voo direto de 11 horas para Chengdu.

A viagem foi acompanhada por um veterinário e por dois dos seus tratadores, que vão garantir a boa adaptação da família ao seu novo lar.

Entretanto, um novo casal de pandas - enviado pela Associação de Conservação da Vida Selvagem da China - chegará ao jardim zoológico. "Um acordo para que possamos criar em breve outra família e, juntos, ajudar a prevenir a sua extinção", revela o zoo de Madrid em comunicado.

A China tem emprestado os seus preciosos pandas a jardins zoológicos de vários países, nos últimos anos, como embaixadores de boa vontade. Ao mesmo tempo, desenvolve programas de conservação para evitar a extinção da espécie.

Espanha faz parte deste programa há mais de 40 anos. O país acolheu Chu Lin, o primeiro panda nascido em cativeiro na Europa, durante 14 anos no Jardim Zoológico de Madrid, nas décadas de 80 e 90.

Em 2023, a população de pandas gigantes em estado selvagem era de cerca de 1.900. Atualmente, existem 728 pandas em jardins zoológicos e centros de reprodução em todo o mundo.

Leia Também: China prepara-se para enviar mais pandas para os EUA em gesto diplomático

Recomendados para si

;
Campo obrigatório