Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Entregas aéreas em Gaza? "Caras e podem ser perigosas", mas "necessárias"

O líder da Refugees Internacional considerou que Telavive tem tornado quase impossível a entrega de ajuda humanitária em Gaza.

Entregas aéreas em Gaza? "Caras e podem ser perigosas", mas "necessárias"
Notícias ao Minuto

16:09 - 03/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

O presidente da organização humanitária Refugees Internacional comentou, este sábado, a entrega de ajuda a Gaza por via aérea, apontando que esta é uma das 'piores' formas de o fazer - e explica porquê.

"Só se recorre a estes lançamentos quando há alguma coisa no terreno que está a bloquear os transportes", explicou Jeremy Konyndyk à publicação  Al Jazeera.

"São muito caras e podem ser perigosas porque há muita coisa que pode correr mal quando as coisas caem e entregam um volume muito pequeno de ajuda. Relativamente ao nível de necessidade que existe atualmente em Gaza, não é suficiente para fazer uma mossa significativa na crise humanitária", explicou o responsável.

Mas Konyndyk aponta ainda que esta é ajuda necessária, mas deve-se perguntar porquê. "É preciso porque ao longo dos últimos cinco meses, a ofensiva militar israelita tem tornado praticamente impossível que operações humanitárias existam em Gaza", referiu.

O líder da organização sugeriu ainda que Telavive poderia estar a abrir mais fronteiras, mas que se têm recusado a tal. "Mesmo as duas passagens a sul que estão abertas têm visto o volume (de ajuda] a diminuir. Estão a tornar realmente difícil que os grupos humanitários atuem em Gaza - há ataques aéreos e navais", recordou.

Em jeito final, o responsável considerou que a existência atual destes lançamentos é uma reflexão do quão difícil e mesmo "impossível" o governo israelita tem tornado possível uma "normal e eficiente operação humanitária em Gaza".

Leia Também: Israel concordou com cessar-fogo, decisão cabe agora ao Hamas, dizem EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório