Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Negociações para trégua em Gaza serão retomadas no domingo no Cairo

As negociações para um acordo sobre uma trégua na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo islamita Hamas serão retomadas no domingo, no Cairo, com a participação de todas as partes, informou hoje a televisão estatal egípcia al-Qahera News.

Negociações para trégua em Gaza serão retomadas no domingo no Cairo
Notícias ao Minuto

12:45 - 02/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Uma fonte de segurança próxima dos serviços secretos egípcios, citada pela emissora, acrescentou que o Egito está a envidar grandes esforços para chegar a um acordo sobre a cessação das hostilidades antes do início do mês sagrado muçulmano do Ramadão, que deverá começar entre 10 e 11 de março, segundo o calendário lunar.

"Há um progresso notável nas negociações da trégua e vamos esforçar-nos para chegar a um acordo justo", disse a fonte à al-Qahera News, sem avançar pormenores.

Por seu lado, uma outra fonte da segurança egípcia disse à agência noticiosa espanhola EFE, sob condição de anonimato, que uma delegação israelita e outra do Hamas aterrarão no domingo no Cairo para participar nas reuniões.

O recomeço das conversações surge após uma semana intensa de contactos que levaram os mediadores a reunir-se em Paris e Doha para estabelecerem um projeto de acordo que permite uma trégua de cerca de seis semanas e uma troca de prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas por reféns detidos pelo Hamas.

Na sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Sameh Shukri, disse num fórum na Turquia que o início do Ramadão é o prazo limite para a cessação das hostilidades, porque se a guerra continuar durante o mês sagrado muçulmano de jejum terá "consequências muito terríveis".

O Hamas insiste em que uma trégua temporária seja acompanhada de um acordo para uma segunda fase de cessação das hostilidades, a que Israel se opõe, determinado a prosseguir a sua ofensiva terrestre em Rafah, uma cidade no extremo sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito, onde se aglomeram mais de 1,4 milhões de deslocados.

Desde o início da guerra, Israel e o Hamas só chegaram a um acordo de cessar-fogo de uma semana no final de novembro de 2023, libertando 105 reféns em troca de 240 prisioneiros palestinianos.

Mais de 30.200 pessoas foram mortas desde o início da ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza, lançada na sequência dos ataques do Hamas a Israel, a 07 de outubro de 2023, nos quais morreram cerca de 1.200 pessoas.

Leia Também: Países latino-americanos querem conferência de paz para "solução" em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório