Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Maiores fogos na história do Estado do Texas destruíram 500 estruturas

Os fogos florestais que grassam no Estado do Texas podem ter destruído 500 estruturas na região estadual designada Panhandle, no norte, disse sexta-feira o governador Greg Abbott, a descrever os efeitos do maior fogo na história texana.

Notícias ao Minuto

07:36 - 02/03/24 por Lusa

Mundo EUA

Os dirigentes do Texas avisaram que a ameaça ainda não acabou.

As temperaturas elevadas e os ventos fortes previstos para sábado aumentam as preocupações com a possibilidade de os fogos na Panhandle poderem ir além dos 4.400 quilómetros quadrados já queimados esta semana.

O maior incêndio, o de Smokehouse Creek, que começou na segunda-feira, causou a morte de duas pessoas e deixou uma paisagem carbonizada de uma pradaria queimada, animais mortos e casas queimadas.

As causas dos incêndios permanecem por identificar, mas os ventos fortes, a vegetação seca e uma temperatura anormalmente elevada alimentaram as chamas.

"Quando se vê a destruição que já foi feita, nada ficou, a não ser cinzas no chão", disse Abbott, durante uma conferência de imprensa, em Borger, no Texas. Na ocasião, especificou que uma avaliação preliminar identificou 400 a 500 estruturas que foram destruídas.

O Serviço Meteorológico Nacional prevê para os próximos dias ventos fortes, uma humidade relativamente baixa e condições secas, que colocam uma ameaça "significativa" de incêndios.

Abbott declarou situação de desastre para 60 condados.

Leia Também: Pelo menos 1 morto e meio milhão de hectares devastados por fogo no Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório