Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-paramédico condenado a 5 anos de prisão pela morte de Elijah McClain

O júri condenou Peter Cichuniec por homicídio negligente pela morte do jovem de 23 anos em 2019.

Ex-paramédico condenado a 5 anos de prisão pela morte de Elijah McClain
Notícias ao Minuto

23:22 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Elijah McClain

O ex-paramédico Peter Cichuniec foi condenado a cinco anos de prisão na sexta-feira pelo seu papel no homicídio de Elijah McClain.

Segundo o The Denver Post, um júri considerou Cichuniec, de 47 anos, e seu colega paramédico Jeremy Cooper culpados de homicídio por negligência na morte de McClain em dezembro.

Cichuniec também foi condenado por agressão por uso de drogas, com aumento de pena por causar ferimentos graves ou morte.

Cichuniec supervisionou Cooper enquanto ele injetava em McClain uma overdose de sedativo cetamina depois da polícia deter o jovem de 23 anos e de o ter estrangulado.

McClain não cometeu nenhum crime e estava a voltar de uma loja de conveniência com um máscara de esqui na cara quando foi parado por polícias porque alguém ligou para o 911 (112) e disse que ele parecia agir de forma estranha. 

A acusação relata que a polícia respondeu a uma ligação feita para o número de emergência sobre uma pessoa suspeita e confrontou McClain, em 24 de agosto de 2019, quando o jovem voltava para casa.

A situação complicou-se rapidamente, com McClain inicialmente a perder a consciência quando Woodyard aplicou uma técnica de estrangulamento.

McClain ainda reclamou que não conseguia respirar enquanto os três polícias o seguravam, algemado, no chão, tendo o jovem vomitado várias vezes.

Os paramédicos que se deslocaram ao local injetaram em McClain uma quantidade de cetamina (anestésico) apropriada para alguém com 35 quilogramas acima do peso do jovem, com 64 quilogramas, indicou a acusação.

McClain nunca recuperou a consciência e mais tarde foi declarada a morte cerebral num hospital.

Leia Também: Christian B. voltou a tribunal. As imagens e o que se disse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório